A SPMS, EPE é a entidade coordenadora da eHAction, que assinala um ano de atividade e desenvolvimento na área da Saúde Digital.
A eHAction é uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, empenhada em proporcionar benefícios económicos e sociais sustentáveis para os sistemas e serviços europeus de saúde, sendo cofinanciada pelo 3º Programa Saúde da União Europeia – 2018/2021.
Neste primeiro ano da eHAction, destaca-se o trabalho já desenvolvido que se tem focado em capacitar as pessoas para a participação ativa nos respetivos processos e cuidados de saúde, habilitando-as a aceder e controlar os seus dados de saúde; inovar os processos de utilização de dados de saúde; reforçar a continuidade dos cuidados e a implementação das Diretrizes de Interoperabilidade nos Cuidados de Saúde, com vista à introdução dos melhores princípios, por forma a garantir a sustentabilidade e continuidade da Saúde Digital após 2021.
Ao longo do primeiro ano, e em mais de 13.000 horas de trabalho, produziram-se diversos documentos para entrega à eHealth Network (Rede de Saúde Digital dos Estados-Membros), realizaram-se 18 reuniões dos conselhos de direção e liderança e promoveram-se 15 workshops específicos para partilha de conhecimento, desenvolvimentos e discussão de ideias em áreas focais distintas.
A nível de resultados, destacam-se os mais importantes, como o desenvolvimento de diversos relatórios e diretrizes, nomeadamente: Quadro político para a capacitação do paciente; relatório sobre casos de utilização transfronteiriços; relatório sobre competências digitais para profissionais; melhores práticas de proteção de dados, entre outros.
Quer os cidadãos, quer os profissionais de saúde beneficiam claramente com os resultados da eHAction, tornando-se mais aptos a utilizar aplicações de saúde, saúde móvel e telessaúde de forma segura e devidamente informados, aumentando a sua literacia e competências em saúde digital, bem como poupar tempo através de processos simplificados e automatizados.
O principal objetivo da eHAction é alcançar níveis elevados de confiança e segurança, reforçando a continuidade dos cuidados e garantindo o acesso a cuidados de saúde seguros e de alta qualidade, com base em aplicações interoperáveis.
“Estas implementações estratégicas destacam a importância da Saúde Digital como um serviço para a saúde pública e para o acesso transfronteiriço e, consequentemente, para obter uma ampla aceitação por parte dos cidadãos”, declaração de Henrique Martins – Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Coordenador da eHAction e Co-Presidente da eHealth Network.
Até ao momento, a eHAction chega aos cidadãos através das redes sociais, registando níveis de interação elevados no Facebook e no Twitter.
Para mais informações, visite: eHAction Website ; eHAction Facebook