“Comunicação Digital | Novas Formas de Comunicar na Administração Pública” foi a primeira sessão temática do Open Day SPMS Academy, iniciativa que decorre, nesta quinta-feira, 4 de julho, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
No dia dedicado à formação, o Conselho de Administração da SPMS deu as boas-vindas a uma plateia interessada em ouvir, aprender e adquirir mais conhecimento sobre diferentes temas. Aprender é uma prioridade, uma vez que “na administração pública, todos os dias somos abordados com hostilidades e temos que estar preparados para elas”, como referiu Artur Trindade Mimoso, Vogal da SPMS.
Pedro Pinto arrancou com a “primeira aula”, começando por elogiar a SPMS pelo evento inovador e criatividade do cenário, alusivo à máxima “Summer is coming, don´t stop learning”.
Numa passagem por vários escritores e clássicos da literatura, intemporais, mas sem espaço na comunicação digital, o Subdiretor de Informação da TVI falou sobre os riscos e vantagens deste tipo de comunicação “imediata e instantânea”, que requer síntese, simplicidade, concisão e deve ser conclusiva. “Nos tempos da comunicação digital, Oscar Wilde nunca teria escrito a mais bela carta de amor”, adiantou o jornalista.
“Os líderes digitais têm que estar muito preocupados com a redefinição das políticas de trabalho, criando comunidades tecnológicas, espaços e tempo para a inovação”, sublinhou Henrique Martins na segunda sessão do dia.
De uma forma bastante interativa, o Presidente da SPMS dinamizou a “Liderança Digital na Administração Pública”, abordando a importância da formação ao longo da vida e apelando aos participantes para continuarem sempre a investir na sua educação.
“Mover a sociedade para o digital é o papel da liderança”, um ato sempre duro, “mas de uma rigidez “flexível”. O líder da SPMS falou ainda sobre o futuro digital, que passa pela robótica, e pela tecnologia que é “apaixonante, útil e permite sempre inovar”.
“O Gestor do Contrato” e “Compra e Negociação de Inovação” foram os temas dinamizados pelos docentes Tiago Serrão e Luís Verde Sousa, respetivamente. A manhã terminou com “Cibersecurity – a Relação com o Data Protection Officer” pelo Contra-almirante Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Cibersegurança.
A tarde será preenchida por novos temas, dinamizados por prestigiados oradores que vão fomentar e partilhar mais conhecimento.