A SPMS, E.P.E. elaborou o documento estratégico “From big data to smart health: putting data to work for the public´s health” para a utilização de dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que é colocado em consulta pública a partir de hoje, 29 de agosto de 2019.
A transformação digital do SNS permite, atualmente, recolher e armazenar um grande volume de dados sobre a saúde, bem como os seus fatores determinantes de forma longitudinal, originando assim um valor crescente e único para Portugal. Torna-se, por isso, imperativo a formulação de uma estratégia de governação de dados para criar valor na administração da saúde, na medicina personalizada e na saúde pública.
Este documento estabelece a visão, os objetivos estratégicos e o plano de ação para a governação de dados de saúde e desenvolvimento de técnicas de analítica avançada e inteligência artificial no SNS.
O objetivo geral do documento é fornecer orientações, dentro da estrutura legal e regulatória existente, sobre a reutilização de volumes grandes de dados para melhorar o conhecimento sobre a saúde e promover a utilização inovadora da ciência de dados e de inteligência artificial no setor da saúde, garantindo o estrito cumprimento de padrões de segurança, confidencialidade e proteção de dados.
Objetivos da consulta pública:
- Estimular a participação de todos os cidadãos, profissionais, empresas e associações, bem como as instituições do SNS e as Entidades do Ministério da Saúde, na estratégia da utilização de dados de saúde em Portugal;
- Garantir uma estratégia alinhada e articulada, identificando os constrangimentos, preocupações e soluções para a utilização de dados do SNS em Portugal.
- Reunir contributos sobre o documento aqui apresentado através da resposta às seguintes questões:
A participação está aberta a todos os interessados que apresentem opinião e contributos, por escrito, utilizando o questionário disponibilizado acima.
Outro tipo de informações podem ser enviadas através do endereço de correio eletrónico: pthealthdata@spms.min-saude.pt.
O documento da estratégia da utilização de dados de saúde para 2019-2022 foi elaborado em inglês, tendo por objetivo aumentar a participação e recolha de contributos de todos os interessados e peritos em Big Data, quer a nível nacional, quer internacional.
Para consultar este documento, clique aqui.
For English version follow the link