Integrada no Programa Simplex do Ministério da Saúde, a aplicação móvel MySNS Carteira aproxima-se dos 400 mil downloads. Simples de utilizar e muito prática, esta “carteira eletrónica” possibilita a gestão e autorização da partilha de informação com profissionais de saúde. Desenvolvida pela SPMS, EPE e disponível desde janeiro de 2017, basta colocar o número de utente SNS para ter acesso a toda a informação de saúde presente no Registo Nacional de Utente (RNU).
Mas até que ponto é que esta aplicação móvel poderá ser útil?
As vantagens da MySNs Carteira são várias. Permite consultar e guardar no telemóvel, de forma segura, diversos cartões digitais e cada um desses cartões corresponde a um tipo de informação de saúde, como o eBoletim de Vacinas, eGuia de Tratamento das Receitas Sem Papel, o cartão de Acesso à Saúde, ADSE, eTestamento Vital, o cartão de atividade física e o das Alergias.
O crescente número de downloads dos cartões digitais prova a utilidade desta app. A título de exemplo, destaca-se o eGuia de Tratamento com mais de 2 milhões e 700 mil downloads, à data de 07 de agosto. Segue-se o cartão de Acesso à Saúde com quase 614 mil e o eBoletim de Vacinas com mais de 513 mil downloads. Um dos cartões mais recente é o das alergias, que apresenta as alergias registadas nos sistemas de informação do SNS que seguem o Catálogo Português de Alergias e Reações Adversas (CPARA) e já ultrapassa os 125 mil downloads.
Promover mais e melhor informação sobre a saúde do cidadão e, assim, facilitar a vida tem sido o grande objetivo da Carteira eletrónica da Saúde, utilizada por diferentes faixas etárias por ser considerada bastante útil e estar “sempre à mão”. Mais informações em: https://www.sns24.gov.pt/servico/mysns-carteira/.