Dia 13 de setembro marca o arranque do piloto de desmaterialização da prescrição de Cuidados Respiratórios Domiciliários (CRD) na PEM (Prescrição Eletrónica Médica) no Centro Hospitalar Médio Ave. A SPMS esteve presente e acompanhou todo o processo junto dos profissionais de saúde.
A prescrição desmaterializada de CRD poderá ser disponibilizada ao utente por SMS, e-mail ou Guia de Prestação. Passará a estar disponível, também, a consulta dos detalhes e acesso aos guias de prestação das suas prescrições de cuidados respiratórios domiciliários no seu Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão.
Os CRD correspondem ao fornecimento de serviços e equipamentos no local de residência dos doentes ou das suas famílias, com o objetivo de suprir necessidades, maioritariamente resultantes de condições respiratórias crónicas, incapacidade permanente, ou doença terminal.
Com a aproximação do fim da validade da sua prescrição (30 dias antes), o utente irá receber um SMS a relembrar que deverá, atempadamente, solicitar a renovação da sua prescrição.
Quanto à escolha do fornecedor, tal como acontecia até agora, o utente pode escolher o fornecedor de CRD, em consulta, através do seu código de opção, ou entrar diretamente em contacto com um dos fornecedores habilitados a prestar o serviço, de acordo com o Despacho nº 7275/2019.
A SPMS está a trabalhar para disponibilizar, de forma faseada, a desmaterialização da prescrição de CRD por todo o país.