A SPMS, EPE recebeu uma comitiva do grupo espanhol Mercadona nas suas instalações do Porto, nesta sexta-feira, dia 13 de setembro, com o objetivo de dar a conhecer o Sistema RHV – Recursos Humanos e Vencimentos.
Responsável pelo processamento de remunerações e gestão de recursos humanos em todas as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e entidades e serviços do Ministério da Saúde, o RHV foi desenvolvido em 2000. Em 2012, a SPMS, responsável pelo RHV, implementou diversas melhorias tecnológicas.
A versão atual permite o processamento centralizado de vencimentos, inclui novas funcionalidades e o acesso através do WebRHV – portal do trabalhador. O RHV “serve” 155 772 colaboradores do SNS.
A visita do grupo Mercadona foi promovida pela SISQUAL, a empresa com maior representatividade no SNS ao prestar serviço a 26 instituições hospitalares e a mais de 80 mil trabalhadores.
Dinamizada pela coordenadora dos Sistemas de Gestão de Recursos da SPMS, Susana Rodrigues, a sessão possibilitou o esclarecimento de muitas dúvidas sobre o funcionamento do RHV aos visitantes. A Mercadona foi confrontada com o desafio de passar a ter um modelo de controlo e gestão de assiduidade que, em breve, terá caráter obrigatório em toda a Espanha. No caso deste grupo, o desafio ainda é maior porque conta com mais de 100 mil colaboradores.
Na apresentação, Susana Rodrigues abordou os principais desafios do trabalho conjunto entre a SPMS e a SISQUAL, referindo-se à forma como decorreu a integração das duas empresas e como foram superados os desafios.
Mais uma vez, a SPMS partilhou a sua experiência e conhecimento, demonstrando que Portugal é um país com grande desenvolvimento tecnológico.