No âmbito do novo Sistema de Cuidados Hospitalares, S3, e no seguimento dos primeiros trabalhos de articulação e instalação deste sistema, a SPMS promoveu sessões de trabalho conjuntas com o workgroup do S3, sobre o serviço de Agendamento Transversal aos sistemas de cuidados hospitalares.
As sessões realizaram-se no Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, e no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), em Aveiro, contando com a participação de grupos multidisciplinares que, além da equipa técnica da SPMS, incluíram vários profissionais, desde técnicos informáticos, a assistentes técnicos e médicos, do HGO, do CHBV e da ULS Matosinhos.
A SPMS apresentou o trabalho desenvolvido ao longo deste ano e o que tem previsto para o S3, no âmbito do Agendamento, promovendo a discussão sobre as principais necessidades dos profissionais que utilizam, diariamente, estes sistemas. Com a informação obtida, foi possível registar as melhorias que consideram ser mais importantes no atendimento ao cidadão.
Estas sessões permitiram, assim, a identificação e partilha de conhecimentos e contributos junto de todos os participantes, para o desenvolvimento deste sistema administrativo e de gestão hospitalar, S3.
O desenvolvimento deste sistema enquadra-se na linha de orientação que visa promover a evolução dos sistemas e tecnologias de informação nucleares e estruturantes do SNS, como forma de assegurar a evolução da atual arquitetura de informação hospitalar e, deste modo, assegurar a sustentabilidade tecnológica da transformação digital em curso, o alinhamento com as medidas de racionalização das TIC, a melhoria dos serviços de atendimento ao utente e a melhoria da qualidade da informação disponibilizada ao utente.