Numa iniciativa conjunta da SPMS e da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), decorreu no passado dia 26 de setembro, na cidade do Porto, uma sessão de formação e esclarecimento sobre a Prescrição Eletrónica Móvel (PEM Móvel).
A sessão focou-se na adesão, registo e utilização do serviço PEM Móvel, bem como a autenticação e utilização da Chave Móvel Digital (CMD). A representar a SPMS estiveram Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, e Celina Costa Leite, gestora de projetos da Direção de Sistemas de Informação.
Laredo de Sousa, membro do Conselho Diretivo da OMD, congratulou a SPMS pelo desenvolvimento da aplicação PEM Móvel, referindo as suas vantagens, nomeadamente uma maior mobilidade, não sendo necessário recorrer a um computador ou à validação através do Cartão de Cidadão.
Extremamente útil, faz toda a diferença nas consultas ao domicílio, ou quando o médico se encontra longe do doente, garantindo a emissão de receitas no formato Receita Sem Papel.
Com um mecanismo mais flexível de autenticação e de assinatura digital, incrementa maior segurança na prescrição eletrónica de medicamentos, usando a Chave Móvel Digital (CMD) como meio de autenticação forte e assinatura digital.
O médico, no final do processo de emissão de receitas, envia a receita médica para o utente, por SMS e/ou e-mail, através do telemóvel.
Simples de utilizar, maior mobilidade e segurança ao ato de prescrever constituem benefícios da PEM Móvel, quer para o médico, quer para o cidadão.
Mais informações disponíveis em pem.spms.min-saude.pt