Agora, já é possível o cidadão aceder à sua baixa médica em suporte digital, emitida pelo médico de família. No Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão do Portal SNS pode consultar, guardar e enviar por e-mail, para o seu local de trabalho, a baixa, ou Certificado de Incapacidade Temporária (CIT). Posteriormente, o documento original deverá ser entregue na entidade empregadora.
Disponível desde o dia 1 de outubro, esta nova funcionalidade permite, também, que o utente consulte todas as suas baixas médicas prescritas.
No contexto da simplificação de processos na área da Saúde, o acesso à baixa médica sem papel vem juntar-se a um conjunto de outras funcionalidades, como a consulta aos resultados de exames, aos guias de tratamento, ao boletim de vacinas e a muitos serviços eletrónicos, nomeadamente marcar consultas, pedir isenção das taxas moderadoras, entre outros.
Possibilitar a cada utente fazer a gestão da sua informação de saúde, recolhida nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e autorizar a partilha dessa informação clínica com profissionais de saúde são vantagens da Área do Cidadão do Portal SNS, inserida no Registo de Saúde Eletrónico.
Desenvolvida pela SPMS, foi o primeiro serviço da Administração Pública a ficar protegido com autenticação forte, quando em maio deste ano, o registo passou ser feito, exclusivamente, com Cartão do Cidadão ou Chave Móvel Digital.
Com mais de 2,2 milhões de utilizadores, a Área do Cidadão agiliza procedimentos e promove a literacia em Saúde. Até ao final do ano, disponibilizará novas funcionalidades, sempre com o objetivo de melhorar e simplificar a vida dos portugueses. www.sns.gov.pt.