Notícias

Compromisso institucional entre SPMS, FMUP, CHSJ, Ordem dos Médicos e Associações de Estudantes de Medicina

11 Outubro, 2019

Decorreu, hoje, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) o evento “Saúde Digital: desafios para os Estudantes de Medicina”, que contou com a participação do Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins.

Durante a sessão, foram apresentados e assinados dois documentos pela FMUP, Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), SPMS, EPE, Ordem dos Médicos e por duas associações de estudantes de Medicina.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de competências dos estudantes de Medicina no âmbito das tecnologias de informação e, em particular, na produção e uso de registos clínicos eletrónicos foi assinado o protocolo de colaboração pioneiro que visa permitir a disponibilização de um ambiente formativo e do perfil de estudante no SClínico Hospitalar.

Os documentos irão possibilitar o acesso por parte dos estudantes dos anos clínicos da FMUP aos registos clínicos do CHUSJ, apenas para fins estritamente relevantes para o decorrer do processo de aprendizagem, e a disponibilização do módulo de software SClínico em ambiente formação.


“Para nós, o SClínico é a ferramenta de interface com os clínicos no SNS”, sublinhou Henrique Martins, ainda antes da assinatura do protocolo e durante a apresentação sobre os softwares e projetos desenvolvidos pela SPMS, adiantando que “os estudantes de medicina de hoje vão ser médicos de inteligência artificial. Daqui a 10 anos, nenhum médico vai tomar uma decisão sem ter um algoritmo ao lado.”

Intitulado “Acesso Estudantes de Medicina da FMUP, dos anos clínicos, a informação de saúde, registos clínicos, na posse, guarda legal e institucional do CHUSJ”, o compromisso institucional permitirá uma maior proteção das informações de saúde dos doentes, regulando o acesso a registos clínicos por parte dos estudantes de Medicina da FMUP que frequentam os anos mais avançados do curso e que, por isso, são formados em ambiente hospitalar, contactando com pacientes, sem prejudicar a sua preparação médica que se quer abrangente e assente em casos clínicos reais.

Vai ser instituída de forma inovadora o conceito e os termos do “Segredo do Estudante de Medicina”, pelo qual se vinculam os estudantes ao dever de sigilo no acesso e reutilização da informação de saúde.

Henrique Martins, Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, o Diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, e o Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo, formalizaram os compromissos que visam maior confidencialidade para os utentes, maior proteção para os estudantes de Medicina e para os profissionais que os treinam, e melhor formação para os futuros médicos.

“Se algo a que a SPMS nos habituou é a inovar”, afirmou Fernando Araújo no elogio feito ao avanço dos sistemas de informação da saúde ao encerrar a sessão.

Compromisso institucional entre SPMS, FMUP, CHSJ, Ordem dos Médicos e Associações de Estudantes de Medicina

Aviso – Comunicação fraudulenta em nome do SNS

9 Abril, 2025

Alertamos para a comunicação fraudulenta de SMS em nome do SNS, referindo a necessidade de atualizar registo, via computador, para não perder acesso aos cuidados de saúde do SNS, a partir do dia 10 de abril de 2025. Não aceda ao link e apague a SMS. Esse link pode também levar à execução de vírus […]

SPMS agraciada com Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro

7 Abril, 2025

A SPMS foi distinguida com a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro na sessão comemorativa do Dia Mundial da Saúde, que teve lugar esta segunda-feira, 7 de abril, no Auditório do INFARMED, em Lisboa. A cerimónia focou-se no tema “Inícios saudáveis, futuros cheios de esperança”, escolhido pela Organização Mundial da […]

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atende 369 mil chamadas em cinco anos

3 Abril, 2025

Lançado no dia 1 de abril de 2020, o serviço de aconselhamento psicológico do SNS 24 tem desempenhado um papel fundamental na prestação de apoio emocional e psicológico em todo o país. Em cinco anos atendeu perto de 369 mil chamadas. Desde o início de 2025, foram atendidas mais de 19 mil chamadas, uma taxa […]

Voltar
Voltar para o topo.