A Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020 (ENESIS) abrangeu o período 2017-2019. Foi a primeira estratégia desta natureza adotada e publicada por um Governo e, durante estes três anos, foi possível iniciar um pensamento e uma ação estratégica comum sobre o Ecossistema de Informação de Saúde (eSIS).
A nova Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação da Saúde, pensada para o triénio de 2020 a 2022, foi elaborada pela SPMS, E.P.E., em colaboração com um conjunto de parceiros institucionais e individuais, internos e externos ao Ministério da Saúde.
A ENESIS 20-22, plasmada no documento ENESIS 2022 , integra um referencial de boas práticas para um sistema de saúde mais digital, sustentável e centrado no cidadão. O documento estabelece a visão, os objetivos, os eixos estratégicos e as respetivas medidas, que sustentam a articulação das iniciativas e projetos dos diferentes intervenientes do Ecossistema de Informação de Saúde.
A ENESIS 20-22 tem por base os seguintes objetivos:
- Suportar o sistema de saúde e a prestação de cuidados na melhoria de saúde da população;
- Melhorar a experiência do cidadão no seu percurso de vida e no contacto com o sistema de saúde;
- Maximizar as condições de trabalho dos profissionais de saúde;
- Aumentar a eficiência das organizações de saúde e a salvaguarda do acesso a serviços de saúde de qualidade e à gestão eficaz dos recursos.
Este documento, na Versão Preliminar agora apresentada, deverá ser melhorado com base na recolha de ideias, críticas e sugestões, no âmbito do período de consulta pública que agora se inicia.
A finalidade desta consulta pública é alargar a participação aos diferentes stakeholders, integrando as perspetivas dos cidadãos, profissionais TIC, profissionais de Saúde, líderes e gestores de Instituições Prestadoras de Cuidados de Saúde, Organizações de Saúde e fornecedores de eHealth, para a consolidação de uma visão comum e a definição de objetivos e medidas em que todos se revejam.
A participação está aberta a todos os interessados que apresentem ideias, opiniões e contributos, por escrito, até ao dia 13 de dezembro de 2019.
Ajude-nos a fazer a diferença participando nesta Consulta Pública.
For English version follow the link.