A SPMS, EPE, como entidade coordenadora do projeto internacional HEALTHeID, promove o workshop Transferathon que arrancou nesta segunda-feira e decorre até ao próximo dia 30 de outubro, nas instalações da SPMS no Porto.
Com duas sessões de trabalho a decorrer em paralelo, Business Workstream e Technical Workstream, o Transferathon compreende um conjunto de oficinas e demonstrações práticas. Tem como objetivo apoiar os países europeus na integração da eIDAS (Electronic IDentification, Authentication and trust Services) com os serviços transfronteiriços, por forma a melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos na Europa.

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, deu as boas-vindas através de videoconferência aos participantes, representantes de 11 Estados-Membros e das entidades DG SANTE, DG DIGIT e do grupo eHMSEG.
Diogo Martins, Coordenador de Projetos Internacionais da SPMS, iniciou a sessão de Business Workstream, transmitida por videoconferência para a Comissão Europeia, em Bruxelas.

As principais metas do HEALTHeID passam por permitir o acesso dos cidadãos europeus aos respetivos registos e serviços digitais de saúde na Europa, assegurando a segurança das transações digitais. Neste âmbito, o Transferathon contribui para alavancar estas concretizações.
