O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), com o apoio da SPMS, ativou a integração da prescrição interna de medicação e administração no âmbito da Urgência, suportada através da LIGHt, a plataforma de integração local da SPMS. O CHUCB já tinha iniciado a utilização do SClínico Hospitalar em contexto de Serviço de Urgência, em substituição do sistema que estava a utilizar.
Nos primeiros 15 dias, mais de 7245 prescrições de medicamentos foram integradas no Serviço de Urgência do CHUCB, com sucesso, numa articulação que envolveu o Centro Hospitalar, o fornecedor e a SPMS (SClínico Hospitalar e LIGHt).
Esta integração é suportada através da LIGHt, recorrendo a padrões internacionais de interoperabilidade técnica, nomeadamente HL7. Na componente semântica, estão em utilização os catálogos de prescrição recentemente publicados pelo Centro de Terminologias Clínicas da SPMS, codificados nas terminologias clínicas internacionais EDQM e SNOMED CT.
Fica, assim, reforçado o circuito interno do medicamento, que passa a estar contemplado desde o momento em que é prescrito pelo médico até que é administrado ao doente, consolidando a sua informação clínica e aumentando a segurança na prestação de cuidados.
Desta forma, a SPMS, o CHUCB e o fornecedor do software de farmácia da instituição dão um passo importante na estratégia de tornar o SClínico Hospitalar num sistema de informação cada vez mais interoperável.