Notícias

Intervenção e manutenção da Infraestrutura de Serviços Centrais do Ministério da Saúde

28 Novembro, 2019

A SPMS, EPE irá proceder a uma intervenção técnica de elevada complexidade na infraestrutura EXADATA, que suporta os vários sistemas e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no fim de semana de 30 de novembro e 1 de dezembro de 2019.

A intervenção implica a restruturação e atualização do hardware (componentes físicos) da infraestrutura, exigindo a coordenação de várias equipas que prestarão apoio, em tempo real, inclusive equipas internacionais, sendo inevitável a existência de um período de indisponibilidade dos sistemas.  

A preparação desta intervenção decorre há várias semanas, envolvendo as diversas instituições do Serviço Nacional de Saúde em todo o processo, de forma a mitigar possíveis constrangimentos através da ativação das medidas de contingência necessárias.

A curto prazo, esta intervenção trará melhorias significativas de desempenho, segurança e resiliência e, por outro lado, pretende garantir sustentabilidade técnica ao SNS, cada vez mais dotado de robustez e segurança nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.

Em termos de investimento, a atualização do hardware representa cerca de 400 000.00 € em equipamento especializado, traduzindo-se numa melhoria de quatro vezes superior à solução atual, ao nível de capacidade e de performance. Além disso, alavancará projetos de melhoria, transversais às bases de dados críticas do SNS, possibilitando a sua posterior evolução, ao nível tecnológico e de performance, especialmente relevante para os Cuidados de Saúde Primários, tendo em conta os desafios e o contexto tecnológico deste setor.

Com grande capacidade de armazenamento de dados, e assegurando um excelente desempenho de processamento ao nível das várias aplicações, quer de transações em simultâneo, quer de distribuição de cargas, esta infraestrutura contribui para um sistema altamente disponível e de elevada confiabilidade, assumindo um papel central e determinante nas tecnologias de informação e comunicação do SNS, nomeadamente para muitos sistemas e serviços utilizados na atividade local das entidades prestadoras de cuidados de saúde.

Atualmente, nesta infraestrutura são registadas cerca de 6.000.000 de receitas de medicamentos por mês, o que se traduz em 33.000.000 de embalagens dispensadas pelos utentes do SNS e, ainda no âmbito da centralidade do cidadão, assegura a emissão mensal de 250.000 Certificados de Incapacidade Temporária. Permite, também, que sejam guardados e atualizados, diariamente, dados de 10 milhões de utentes do SNS, garantindo uma acessibilidade cada vez maior a diversas funcionalidades e aplicações, como a Área do Cidadão e a MySNSCarteira.

Assim, esta intervenção implicará indisponibilidade total no período previsto entre as 14h00 de sábado, dia 30 de novembro, e as 08h00 de domingo, dia 1 de dezembro dos seguintes sistemas centrais:

  • PEM – Prescrição Eletrónica Médica
  • DEM – Dispensa Eletrónica Médica
  • ESP – Exames Sem Papel
  • CRD – Cuidados Respiratórios Domiciliários
  • RNU – Registo Nacional de Utentes
  • SICO – Sistemas de Informação dos Certificados de Óbito
  • RENTEV – Registo Nacional de Testamento Vital
  • CCC – Certificados para a Carta de Condução
  • SISO – Sistema de Informação para a Saúde Oral
  • RSE – Registo de Saúde Eletrónico
  • PEM – Pequenos Prescritores Privados
  • BAS – Benefícios Adicionais de Saúde
  • RNP – Registo Nacional de Profissionais de Saúde
  • CIT – Certificados de Incapacidade Temporária
  • SIARS 

Será ainda feito um conjunto de ações de verificação e controlo no dia 1 de dezembro, mas, neste período, os sistemas já estarão operacionais.

Com este investimento, pretende-se dotar todo o ecossistema da saúde dos recursos técnicos necessários a uma melhor preservação dos meios tecnológicos ao serviço do cidadão, reforçando os mecanismos de proteção e cibersegurança nos sistemas, particularmente a proteção dos dados de saúde e o funcionamento do SNS e Ministério da Saúde.

Afirma-se, assim, a continuidade à melhoria de infraestruturas e equipamentos do SNS, assegurando um melhor acesso dos profissionais e utentes a cuidados de saúde de qualidade, bem como a obtenção de ganhos em saúde.

Caso se justifique, serão feitas notificações com informação adicional sobre alternativas a adotar, durante o período de intervenção técnica. Contactos disponíveis através do Portal Self-Service da SPMS, em https://suporte-tic.min-saude.pt/, ou através do e-mail servicedesk@spms.min-saude.pt.

servidor

SPMS debate cibersegurança na saúde na IT Security Conference 2024

31 Outubro, 2024

Na terceira edição da IT Security Conference, que reuniu, no passado dia 10 de outubro, cerca de 500 profissionais de cibersegurança em Lisboa, Jéssica Domingues participou na mesa-redonda “A evolução da tecnologia para a defesa da organização”. O debate procurou explorar diferentes perspetivas sobre a integração da cibersegurança em setores críticos. Ao lado de representantes […]

SPMS participa na 14.ª Conferência de Valor APAH

29 Outubro, 2024

O vogal executivo da SPMS, Nuno Costa, participou na 14.ª Conferência de Valor APAH – Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, que decorreu no Grande Hotel do Luso, nos dias 25 e 26 de outubro.  Moderado pela jornalista Paula Rebelo, o painel de discussão sobre a estratégia de implementação da Inteligência Artificial no sistema de saúde […]

Conferência Internacional sobre Saúde em Portugal conta com participação da SPMS

29 Outubro, 2024

“Cuidados de Saúde em Portugal” foi o tema da Conferência Internacional organizada pela APM-RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades e da Associação Internacional de Mutualidades (AIM), realizada no dia 24 de outubro, em Lisboa. A SPMS participou nesta iniciativa a convite da AIM. O evento procurou apresentar o sistema de saúde português aos representantes das […]

Voltar
Voltar para o topo.