O Plano Individual de Cuidados (PIC) é uma ferramenta totalmente centrada no utente, disponível dentro da Área do Cidadão do Portal do SNS, ou através da app MySNS Carteira, para qualquer cidadão residente em Portugal. Desenvolvido pela SPMS, EPE, o PIC permite ao utente interagir com o médico em tempo real, bem como ter um acompanhamento atualizado.
Em entrevista ao “Jornal de Negócios”, do dia 5 de novembro, Cristiano Marques, Coordenador dos Sistemas de Informação da SPMS, fala sobre este projeto, que arrancou com um piloto com mais de 1500 Planos Individuais de Cuidados, na zona norte, e está a ser alargado para outras zonas do país.
“Combate as listas de espera, traz benefícios financeiros – porque o utente evita consultas desnecessárias – e traz ganhos em saúde” destaca o coordenador. Os maiores utilizadores do Plano Individual de Cuidados têm idades entre os 30 e 55 anos e, entre as maiores preocupações, encontram-se a alimentação, o exercício físico, o sono e o humor.
Cristiano Marque sublinha ainda que “estamos a tentar garantir que, no âmbito das consultas do SNS de prevenção da doença e de saúde, se promova sempre a ativação do Plano individual de Cuidados, seja nas consultas regulares de check-up ou nas consultas obrigatórias até aos 18 anos, por exemplo”.
O PIC é um dos projetos finalistas do Prémio Saúde Sustentável 2019, cujos vencedores serão conhecidos no próximo dia 21 de novembro, em Lisboa.
Disponibilizamos, na íntegra, a entrevista do Jornal de Negócios..