A SPMS, EPE assinou um protocolo com a Universidade da Beira Interior (UBI) e as unidades de saúde hospitalares envolvidas na formação de médicos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS-UBI), no dia 6 de novembro, no âmbito do SClínico Hospitalar. A assinatura decorreu na Covilhã, nas instalações da FCS-UBI.
Os estudantes de Medicina da FCS-UBI vão dispor de mais um instrumento para melhorar a sua formação, através do acesso ao perfil de estudante do software SClínico Hospitalar, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de competências de tecnologias de informação e na produção e uso de registos clínicos eletrónicos.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) já tinha assinado, em outubro, um protocolo com a SPMS visando a disponibilização de um ambiente formativo e do perfil de estudante no SClínico Hospitalar.
Esta iniciativa protege os utentes, os estudantes de Medicina e os docentes de possíveis abusos de terceiros, reforçando a aplicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e das melhores práticas de Ética Médica.
O protocolo foi assinado pelo Presidente do Conselho de Administração (CA) da SPMS, Henrique Martins, pelo Vice-Reitor para a Área do Ensino, Internacionalização e Saídas Profissionais, João Canavilhas, pelo Presidente do CA do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, João Casteleiro, e por Vieira Pires, Presidente do CA da ULS de Castelo Branco. A ULS da Guarda assinará o protocolo posteriormente.
A FCS-UBI junta-se, assim, à FMUP, na linha da frente das instituições que vão operacionalizar esta iniciativa.