O SClínico Hospitalar irá passar a permitir a integração direta de parâmetros medidos por equipamentos médicos no processo clínico do utente, bem como nos mapas de enfermagem e de vigilância dos profissionais de saúde.
Os dispositivos médicos permitem, hoje, a recolha de informações relativas a um elevado número de sinais fisiológicos ou outros parâmetros que, quando disponibilizados de forma fidedigna às equipas de saúde, são um importante instrumento para uma análise sobre o estado de saúde do utente.
A comunicação deste tipo de equipamentos com o SClínico Hospitalar, além de contribuir para a diminuição de erro humano na transcrição de dados permitirá integrar todas as informações vitais e necessárias ao tratamento do utente, num único ponto, e recorrendo a mecanismos de interoperabilidade.
A Observação/Medição é garantida com o envio destes parâmetros para o SClínico Hospitalar, que permitirá uma monitorização contínua de pessoas em situações de risco num ambiente assistido. A disponibilidade de dados de forma contínua à equipa clínica contribuirá para a rápida deteção de possíveis variações do estado clínico dos utentes e, consequentemente, melhor qualidade no tratamento, bem como para um melhor registo clínico.
Esta integração está disponível, via LIGHt, sob as especificações técnicas em HL7 V2.5 e FHIR disponibilizadas nos links:
O Catálogo de Referência desta integração baseia-se em SNOMED e encontra-se traduzido e disponível no link: