A Área do Cidadão apresenta uma percentagem mais elevada de utilização em 5 Centros de Saúde, comparando com os restantes, em Portugal.
Em algumas unidades de saúde, no ato da inscrição, é promovida também a adesão à Área do Cidadão do Portal SNS. Este processo acaba por facilitar o acesso dos utentes ao portal e a agilização dos serviços nos centros de saúde, neste sentido esta informação está a ser partilhada com todos os agrupamentos de centros de saúde do país, para que mais centros possam adotar este procedimento.
Os Centros de Saúde com mais de metade de utentes a utilizarem a Área do Cidadão são o Centro de Saúde de Óbidos com mais de 64% de utilizadores, seguido pelo Centro de Saúde de Alijó com mais de 53%, com mais de 52% está o Centro de Saúde de Santa Maria da Feira, seguido pelo Centro de Saúde de Cinfães com mais de 51% e por último, o Centro de Saúde do Bombarral com mais de 50% de utentes a utilizar a Área do Cidadão.
A Área do Cidadão, desenvolvida pela SPMS, possibilita que cada utente possa fazer a gestão da sua informação de saúde e autorizar a partilha dessa informação clínica com profissionais de saúde. A plataforma permite assim várias funcionalidades como, a consulta dos resultados de exames, o acesso a guias de tratamento, marcação de consultas e acesso à baixa médica, entre outras.
Ao simplificar os processos, a Área do Cidadão agiliza os procedimentos e promove a literacia em saúde, neste sentido a SPMS vai continuar a implementar melhorias e a desenvolver novas funcionalidades de modo a promover o acesso facilitado aos serviços de saúde online para os cidadãos.
Registe-se na Área do Cidadão para consultar todas as informações do Serviço Nacional de Saúde sem custos adicionais em https://servicos.min-saude.pt/utente/.