Mais de 1500 receitas foram prescritas no dia 28 de janeiro, através da PEM Móvel. A utilização da aplicação de Prescrição Eletrónica Médica tem aumentado de forma significativa e feito a diferença.
Até agora, a PEM Móvel já ultrapassou as 185 000 prescrições. Utilidade, simplicidade e comodidade com esta aplicação que, numa situação em que o médico se encontra longe do doente, ou em contexto de domicílio, garante a emissão de receitas no formato Receita Sem Papel.
Com mais de 12 000 médicos registados, esta aplicação garante maior mobilidade e segurança ao ato de prescrever, tanto para cidadãos, como para médicos que, numa consulta ao domicílio, podem prescrever receitas através do telemóvel, sem recorrer ao computador e sem necessidade de cartões.
No final do processo de emissão de receitas, e através do telemóvel, o médico envia a receita médica, por SMS e/ou e-mail, para o utente. Para conseguir aceder à aplicação, o médico deve ativar a sua Chave Móvel Digital (CMD) e assinatura digital por CMD, ao balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), ou através do sítio da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), e pedir o registo na aplicação, com o preenchimento do questionário disponível em pem.spms.min-saude.pt.