O debate “(Re)utilização de dados em investigação e inovação em saúde”, que decorre hoje, dia 24 de janeiro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), conta com a presença da SPMS. Na iniciativa, inédita a nível nacional, estão presentes vários especialistas em Big Data e os principais decisores em Saúde nacionais e europeus.
Em representação da SPMS, o Presidente do Conselho de Administração, Henrique Martins, apresentou o tema “Qualidade de Dados e Integração de Fontes de Dados”, abordando a qualidade dos dados e o papel da SPMS em saúde populacional na era da Big Data, a governação, as novas soluções para a política de saúde e a aplicação da Inteligência Artificial aos dados.
O encontro organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) tem como um dos objetivos principais, a elaboração de um documento conjunto que identifique as oportunidades e riscos da (re)utilização de dados em investigação e inovação na saúde, tendo como ponto de partida análises SWOT, onde todos os interessados podem participar.
O evento conta, também, com a participação da eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques, que apresenta a visão europeia sobre a (re)utilização dos dados de saúde, bem como cerca de três centenas de participantes que se irão debruçar sobre as possíveis soluções para ultrapassar as barreiras à utilização de dados no melhoramento da ciência e das políticas de saúde em Portugal.