O workshop sobre Health Data Governance for Secondary Use, subordinado ao tema “Towards the European Health Data Space”, promovido pela SPMS nos dias 21 e 22 de janeiro nas suas instalações em Lisboa, revelou-se um sucesso com várias menções de satisfação e referências à excelência de todo o trabalho desenvolvido ao longo do workshop.
O evento, onde estiveram presentes 52 pessoas de 35 entidades, contou com a participação de várias delegações com representantes de Ministérios da Saúde, de centros de investigação e outras entidades relevantes no sector europeu da saúde, e ainda três Direções Gerais da Comissão Europeia, a Direção Geral SANTE, Direção Geral CONNECT e Direção Geral RTD.
Os temas em debate abordaram as questões relacionadas com a criação de um espaço europeu para os dados, a saúde como um fator chave no desenvolvimento da União Europeia, os desafios e as oportunidades que cada estado membro enfrenta e a criação de uma abordagem comum europeia para a governança dos dados secundários.
O workshop encerrou com a criação de 4 grupos de trabalho, 2 nacionais e 2 europeus, que irão estabelecer as áreas prioritárias na governança de dados, que possam beneficiar da partilha de conhecimento e providenciar orientação para as estratégias nacionais e europeias. Estas iniciativas revelam a capacidade de incutir inovação e boas práticas nas diversas áreas da digitalização da saúde, num tema complexo e de elevada relevância do ponto de vista político e estratégico, para a comissão europeia.