A SPMS promove nos dias 21 e 22 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, o workshop Health Data Governance for Secondary Use com a participação de várias delegações que integram as Redes Digitais de Saúde Europeias (eHealth Network).
Estas delegações, que representam várias instituições europeias, como a Comissão Europeia, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e vários ministérios da saúde europeus, entre outras, incorporam especialistas em governança e utilização de dados secundários em saúde e vão debater na SPMS as boas práticas para a utilização destes dados.
Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, abriu o workshop e deu início à sessão da manhã onde foram apresentadas as oportunidades e os desafios no âmbito dos dados secundários de saúde, em que cada país apresentou o seu contexto nacional nesta matéria, relativamente à sua respetiva governança nacional dos dados de saúde.
No âmbito da Estratégia Nacional para a Utilização de Dados Secundários no Contexto Nacional e nas Redes de Saúde Digital Europeias, esta formação pretende identificar as áreas prioritárias a desenvolver, quer a nível nacional quer a nível internacional, a partilha de boas práticas em todos os estados membros e o aumento da consciencialização para estas matérias. Ao mesmo tempo que é desenvolvida a cooperação internacional, promovendo a atuação conjunta entre governos, organizações de saúde e agências nacionais para a saúde digital, em matéria de governação e utilização de dados secundários.
Ao longo dos dois dias vão ser abordadas as políticas, tecnologias e as diretrizes legais regulatórias para a recolha de dados secundários e os objetivos para a sua partilha, bem como as fontes e as iniciativas nacionais para a utilização destes dados tanto a nível de cuidados personalizados de saúde como em termos de saúde pública.
A utilização de dados secundários tem sido um dos pilares mais importantes para a transformação digital na saúde, mantendo a premissa do uso seguro da informação para apoiar e desenvolver os cuidados de saúde.
Este workshop vai ao encontro das recomendações da eHealth Network, no sentido de desenvolver ações transfronteiriças de governança e o desenvolvimento de Redes Nacionais de Saúde Digital, que representam um passo em frente para a interoperabilidade e a troca segura de informação transfronteiriça, no sentido de consolidar as estruturas nacionais em alinhamento com a estrutura conjunta europeia, para assegurar o apoio às estratégias de saúde nacionais de cada estado membro.