As cinco aplicações móveis desenvolvidas pela SPMS ultrapassaram 1 milhão de downloads no segundo dia de fevereiro de 2020. São elas, as apps dirigidas aos cidadãos: MySNS Carteira; MySNS e MySNs Tempos e as aplicações para os médicos: PEM Móvel e SICO Mobile.
Das apps MySNS, aquela que continua a despertar maior interesse, e já com mais de meio milhão de downloads registados, é a MySNS Carteira que permite aceder e arquivar cartões eletrónicos, de forma segura, como o eBoletim de Vacinas, o Guia de Tratamento das Receitas Sem Papel, Atividade Física, eTestamento Vital, Alergias, entre outros.
A MySNS é a aplicação oficial do SNS e foi descarregada perto de 377 mil vezes, enquanto que a MySNS Tempos, a primeira app a surgir, permite a consulta do tempo médio de espera nas urgências e aproxima-se dos 77 mil downloads.
Facilitar o acesso a informação útil de saúde é o objetivo transversal às três apps MySNS, disponíveis para iOS e Android, que responsabilizam cada vez mais o cidadão na gestão da sua saúde e, consequentemente, fomentam a literacia digital e aproximam o SNS do cidadão.
Para os médicos, as aplicações PEM Móvel e SICO Mobile têm feito a diferença. Útil e simples, a PEM Móvel garante maior mobilidade e segurança ao ato de prescrever, quer para cidadãos, quer para médicos, possibilitando a emissão de receitas sem papel, numa situação em que o médico se encontra longe do doente, ou em contexto de domicílio, através do telemóvel. Com mais de 12 mil médicos registados, aproxima-se dos 20 mil downloads.
A app SICO Mobile (Sistema de Informação dos Certificados de Óbito) veio agilizar processos ao capacitar os médicos, que certificam óbitos, de emitirem e consultarem certificados de óbito (normais ou fetais/neonatais) e boletins de informação clínica através de um smartphone. Foi descarregada perto de 1 100 vezes.
Inserindo-se no Registo de Saúde Eletrónico (RSE), as aplicações móveis desenvolvidas pela SPMS pautam-se por princípios de transparência, inovação e qualidade, aproximando cidadãos e profissionais de saúde. Em constante processo de evolução e crescimento, as apps tornam o SNS mais interativo, atual e inovador.