Notícias

SClínico Hospitalar disponibiliza Notas de Alta Estruturadas no RSE

13 Fevereiro, 2020

O SClínico Hospitalar passou a disponibilizar, em fase piloto, no Registo de Saúde Eletrónico (RSE) as notas de alta estruturadas dos doentes dos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com SClínico Hospitalar, desde o passado dia 9 de dezembro.

O processo arrancou em 4 instituições (CHUC, ULSNE, CHBV e ULSAM) e esta disponibilização das notas de alta envolve a comunicação e orquestração de mensagens HL7 entre SClínico Hospitalar, LIGHt, PNB e RSE, seguindo a norma técnica publicada a 4 de setembro de 2019.

No contexto de um SNS ligado entre si e com o cidadão, através do RSE, Área do Profissional e Área do Cidadão, a partilha de informação estruturada entre profissionais, de partilha de informação clínica com o cidadão e a transparência surgem como necessidades que requerem resposta.

Nesse âmbito, as notas de alta médica e de enfermagem, bem como as notas de transferência das unidades de cuidados intensivos, regulamentadas pelo Despacho N.º 2784/2013 e implementadas na totalidade do SNS, constituem um importante instrumento de apoio à continuidade dos cuidados de saúde ao utente, nomeadamente na fronteira entre os âmbitos hospitalar e os cuidados de saúde primários.

O processo de disponibilização das notas de alta está em fase de expansão às restantes instituições até ao final de fevereiro. Deste modo, fica facilitado o acesso à partilha de informação de registo clínico das instituições com SClínico Hospitalar.

Consulte a  Norma técnica para disponibilização de notas de alta estruturadas no RSE

Novo sistema informático otimiza cuidados na ULS Médio Tejo

24 Outubro, 2024

Foi formalmente concluído um projeto de grande escala e evolução dos sistemas de informação hospitalares na Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) que implicou a migração e integração dos sistemas de cuidados hospitalares de suporte ao serviço administrativo e clínico - versão 2 do “SONHO” (Sistema Integrado de Informação Hospitalar) e “SClínico”.

Voltar
Voltar para o topo.