O site covid19estamoson.gov.pt/ foi lançado pelo Governo com o objetivo de reunir numa única plataforma todas as informações relevantes sobre as medidas de prevenção e contenção do novo coronavírus. Em breve, será lançada uma app disponibilizando o mesmo conteúdo, que estará em permanente atualização, de forma a garantir que a informação chega aos mais diferentes públicos.
Este site pretende ser “um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo COVID-19, dando-lhes a conhecer todos os apoios disponibilizados, bem como a documentação necessária para a efetivação dos seus direitos”, lê-se no comunicado do Governo, salientando que “cidadãos, escolas, serviços públicos e empresas poderão ter os instrumentos necessários para prosseguir as suas atividades da forma mais eficiente possível tendo em conta a excecionalidade do momento que atravessamos”.
A iniciativa permite disponibilizar um novo site e um conjunto de ferramentas tecnológicas – em parceria com quatro das principais empresas do setor (AWS, CISCO, Google e Microsoft) e operadores de telecomunicações (Altice, NOS, Vodafone e APRITEL) – que possibilitam a operacionalização do regime de teletrabalho. É disponibilizando, também, um conjunto de tutoriais de boas práticas para a sua utilização.
Nesta plataforma, o utilizador pode também ficar a conhecer a melhor forma de recorrer aos serviços públicos sem ter de se deslocar.
O site disponibiliza, ainda, uma área de perguntas e respostas (FAQ), que será atualizada de forma periódica, com perguntas recolhidas nas redes sociais e respondidas pelas autoridades de Saúde competentes, nomeadamente a Direção-Geral da Saúde (DGS), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e o INFARMED.
Além destas informações, o site apresenta estatísticas, legislação, contactos de emergência, documentação necessária (formulários) para ativar direitos, entre outras informações.
As duas ferramentas foram construídas com o apoio da VOST Portugal e da ESRI Portugal.