Notícias

Plataforma Trace COVID-19

27 Abril, 2020

A plataforma informática Trace COVID-19 tem sido fundamental no acompanhamento e monitorização dos utentes que se encontram em autocuidados no domicílio. Criada no contexto da pandemia, completou um mês de atividade e já permitiu a vigilância a mais de 500 mil pessoas com suspeita ou confirmação da doença.

Desenvolvida pela Direção-Geral da Saúde e pela SPMS, é uma ferramenta de apoio à telessaúde, que integra um conjunto de funcionalidades e, através da geração de tarefas automáticas, garante o correto acompanhamento aos utentes e a realização das vigilâncias.

É nesta plataforma que os profissionais de saúde registam informação específica sobre os casos e fazem a vigilância aos utentes em domicílio, permitindo que haja contacto, muitas vezes diário e feito por telefone.  Através do registo das vigilâncias e dos resultados das mesmas, o médico pode acompanhar a evolução do estado de saúde do utente.

De sublinhar que existem vários tipos de vigilância e há cada vez mais utentes inseridos nesta ferramenta.

O sistema permite, também, efetuar o respetivo rastreio de contactos e vigilâncias de COVID-19 em larga escala por unidade, visualizar dados atualizados, e em tempo útil, e centraliza a informação da gestão de casos, incluindo a linha SNS 24.

O Trace COVID-19 é uma solução inovadora que tem provado a sua utilidade na prestação de cuidados aos utentes do Serviço Nacional de Saúde, durante a pandemia. Veio revolucionar a forma de trabalhar dos profissionais de saúde que têm aderido, positivamente, à plataforma e a esta nova prestação de cuidados de saúde.

Implementação da Suite Hospitalar chega às Misericórdias

22 Agosto, 2024

A implementação da Suite Hospitalar – SONHO v2/SClínico e LIGHT (plataforma de interoperabilidade) – está em curso no SNS. Julho ficou marcado pelo início da mudança, também, nos hospitais geridos por Santas Casas da Misericórdia.

08_2024_NewsPROF_Site SPMS_Notícia 1

Debate | “Uso massivo da tecnologia é o grande legado da pandemia”

20 Janeiro, 2023

“Estamos hoje, e isso é absolutamente indiscutível, francamente mais bem preparados para lidar com uma pandemia do que estávamos há três anos. Agora a verdade é que também todos esperamos que não seja uma realidade muito próxima”, salientou Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, no debate promovido pela SIC Notícias, tendo por base um recente estudo realizado em exclusivo pelo Jornal Expresso sobre a pandemia.

Voltar
Voltar para o topo.