Notícias

SNS 24 lança Serviço de Aconselhamento Psicológico com o apoio da Fundação Gulbenkian e da Ordem do Psicólogos

8 Abril, 2020

O SNS 24 disponibiliza, desde 1 de abril, a Linha de Aconselhamento Psicológico, através de uma parceria entre a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo em conta a prioridade que devemos atribuir à saúde mental dos cidadãos neste momento de crise.

A Linha de Aconselhamento Psicológico conta com 63 novos psicólogos que prestam aconselhamento quer a profissionais de saúde, quer à população em geral.

Este novo serviço tem objetivos claros:

– Ajudar a uma melhor gestão de emoções como o stress, a ansiedade, angústia, medo;  – Promover a resiliência psicológica; 

– Reforçar o sentimento de segurança da população e dos cuidadores encaminhando para entidades de apoio emergente em caso de necessidade.

Na fase inicial de funcionamento, este projeto será acompanhado por uma comissão que irá otimizar a integração e articulação com a rede de serviços de Saúde Mental.

A Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Fundo de Emergência COVID-19 e em linha com prioridade que sempre deu à saúde mental, contribuiu com um montante de 300 mil euros.

A Ordem dos Psicólogos prestou o seu contributo na conceção e desenho da linha, na formação dos profissionais e ainda na supervisão clínica do serviço.

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde é a entidade responsável por toda a gestão do SNS 24. O SNS 24 reforça, assim, uma das suas missões, que passa por assegurar melhor acessibilidade à saúde e maior eficiência na gestão dos recursos, prestando mais apoio aos cidadãos, designadamente a lidar com o isolamento e os problemas de saúde mental associados, no momento crítico que o país atravessa.

Temas

Lançamento de Nova Triagem Digital no SNS 24

1 Janeiro, 2025

A Linha SNS 24 dá mais um passo na modernização do atendimento em saúde, com o lançamento de uma triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com idade igual ou superior a 18 anos. Esta inovação foi desenvolvida para melhorar a capacidade de resposta em períodos de elevada procura, mantendo os elevados padrões […]

Expansão dos serviços e reforço de recursos em ano histórico para a Linha SNS 24

26 Dezembro, 2024

A Linha SNS 24 atendeu, no ano que agora termina, mais de 3,4 milhões de chamadas, quase o dobro (87%) do mesmo período do ano anterior. Este resultado histórico é consequência da expansão de serviços e tem sido sustentado, ao longo dos últimos meses, por reforços nos recursos humanos e simplificação de processos, com o […]

Voltar
Voltar para o topo.