Notícias

Reforço do SNS24

2 Outubro, 2020

Na conferência de imprensa de hoje relativa à atualização dos dados da Covid-19, o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, referiu que o número de profissionais do Centro de Contacto SNS24 poderá vir a ser reforçado, passando de «1.350 para 2.000 durante ainda o outono», consoante a evolução da pandemia em Portugal. 

O governante informou que já está ativo, em fase experimental, um novo call center na Covilhã, e que será aberto «muito em breve mais um em Vila Nova de Gaia». Adicionalmente, serão reforçados os centros já existentes, o que vai permitir passar dos atuais 1.350 profissionais para os 2.000 durante o outono.

O Secretário de Estado sublinhou que a aposta no Centro de Contacto «não é de agora e nem apenas da pandemia», referindo, a título de exemplo, que o número de chamadas atendidas cresceu 39% em 2018, 24% em 2019 e 82% em 2020.

Diogo Serra Lopes afirmou que, apesar do valor de 2020 estar relacionado com a pandemia de Covid-19, o mesmo «só foi possível através de um investimento significativo em termos de reforço da capacidade».

Quanto à linha de apoio psicológico, o governante informou que foram atendidas, desde 1 de abril, 38.912 chamadas, 3.229 das quais feitas por profissionais de saúde. «A saúde mental já era uma prioridade deste governo e o contexto de pandemia veio apenas reforçar isso», afirmou Diogo Serra Lopes.

O Secretário de Estado referiu, ainda, que a linha de atendimento para cidadãos surdos realizou, desde 21 de abril, mais de 800 videochamadas, tornando o acesso ao SNS24 possível a estes cidadãos. «Tratava-se de um desejo antigo e não foi o contexto da pandemia que impediu de o realizar», sublinhou.

Temas

Lançamento de Nova Triagem Digital no SNS 24

1 Janeiro, 2025

A Linha SNS 24 dá mais um passo na modernização do atendimento em saúde, com o lançamento de uma triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com idade igual ou superior a 18 anos. Esta inovação foi desenvolvida para melhorar a capacidade de resposta em períodos de elevada procura, mantendo os elevados padrões […]

Expansão dos serviços e reforço de recursos em ano histórico para a Linha SNS 24

26 Dezembro, 2024

A Linha SNS 24 atendeu, no ano que agora termina, mais de 3,4 milhões de chamadas, quase o dobro (87%) do mesmo período do ano anterior. Este resultado histórico é consequência da expansão de serviços e tem sido sustentado, ao longo dos últimos meses, por reforços nos recursos humanos e simplificação de processos, com o […]

Voltar
Voltar para o topo.