No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.
Devido à dimensão do CHUC e à complexidade do processo de modernização tecnológica, este projeto decorreu de forma faseada, tendo durado mais de dois anos. Foi um projeto bem-sucedido, resultado do enorme trabalho de colaboração, empenho e coordenação entre as equipas do CHUC e da SPMS.
O projeto de implementação considerou as diferentes vertentes, nomeadamente a gestão da mudança, migração de dados provenientes de base de dados de tecnologias e arquiteturas completamente diferentes, testes, formações dos profissionais clínicos e administrativos, integrações com os diferentes sistemas de informação e renovação de mais de 1500 postos de trabalho.
As atualizações tecnológicas permitiram melhorar o atendimento aos utentes, agilizar os processos de trabalho dos profissionais e integrar informação clínica com os centros de saúde e os hospitais da região centro.