Notícias

SNS 24 | Mais de 1,6 milhões de chamadas em 2021

31 Março, 2021

Nos primeiros três meses deste ano, a Linha SNS 24 já recebeu mais de 1,6 milhões de chamadas, mais do dobro do verificado em igual período de 2020, divulgou o Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro.

No primeiro trimestre de 2020, que inclui o mês de março, quando começou a pandemia em Portugal, foram atendidas cerca de 700 mil chamadas.

De acordo com o responsável da SPMS, o número de chamadas no primeiro trimestre de 2021 para o SNS 24 ultrapassa “largamente todo o ano de 2019” em que foram atendidas 1.485.000 chamadas. Em janeiro deste ano, a Linha SNS recebeu quase 1.100.000 chamadas e em março atendeu cerca de 180 mil.

“Estamos com números cinco vezes abaixo daqueles que tínhamos em janeiro”, observou, salientando que a linha com a pandemia ganhou uma flexibilidade que não tinha “de se adaptar à procura, mantendo o nível de serviço tendencialmente sempre bom ou muito bom, apesar das flutuações bruscas de procura”.

Neste momento, o SNS 24 está também a emitir requisições para os contactos de baixo risco, “uma mudança relativamente recente e que veio em resposta à nova estratégia no que respeita à testagem”.

Ao longo da pandemia, emitiu 86.790 requisições para a realização de testes e cerca de 950 mil declarações provisórias de isolamento profilático.

Para Luís Goes Pinheiro, o SNS 24 “foi e continua a ser uma peça absolutamente crucial em toda a pandemia”.

“Não só porque permitiu encaminhar as pessoas, casos suspeitos ou casos suspeitos de contacto com pessoas com Covid-19, como durante a maior parte do tempo emitiu requisições para testes à Covid-19”, acrescentou.

Temas

Lançamento de Nova Triagem Digital no SNS 24

1 Janeiro, 2025

A Linha SNS 24 dá mais um passo na modernização do atendimento em saúde, com o lançamento de uma triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com idade igual ou superior a 18 anos. Esta inovação foi desenvolvida para melhorar a capacidade de resposta em períodos de elevada procura, mantendo os elevados padrões […]

Expansão dos serviços e reforço de recursos em ano histórico para a Linha SNS 24

26 Dezembro, 2024

A Linha SNS 24 atendeu, no ano que agora termina, mais de 3,4 milhões de chamadas, quase o dobro (87%) do mesmo período do ano anterior. Este resultado histórico é consequência da expansão de serviços e tem sido sustentado, ao longo dos últimos meses, por reforços nos recursos humanos e simplificação de processos, com o […]

Voltar
Voltar para o topo.