O Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, participou como orador na sessão subordinada ao tema “O papel das entidades de prevenção e controlo na promoção da integridade pública, no contexto da Covid-19”, no dia 25 de março. Esta iniciativa foi realizada pelo Tribunal de Contas (TdC) e pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC).
Integrada no programa do Forum Global da Integridade da OCDE (Organização e Desenvolvimento Económico), a sessão foi presidida pelo Presidente do Tribunal de Contas e do Conselho de Prevenção da Corrupção, José F. F. Tavares, e moderada pelo Diretor-Geral do Tribunal de Contas e Secretário-Geral do Conselho de Prevenção da Corrupção, Paulo Nogueira da Costa.
O dirigente da SPMS, o Inspetor-Geral de Finanças, António Manuel Ferreira dos Santos e a Professora Universitária e Coordenadora do Grupo de Trabalho que preparou a Estratégia Nacional de Prevenção da Corrupção, Maria João Antunes participaram como oradores.
Os intervenientes apresentaram e debateram ideias, pontos de vista, experiências e práticas sobre o papel das entidades de prevenção e controlo enquanto pilares de integridade na gestão e governança públicas, tendo tem conta o atual contexto da pandemia da Covid-19.
Na sua intervenção, o Presidente do TC/CPC felicitou a OCDE pela organização desta iniciativa sobre integridade tendo abordado especialmente o papel das duas instituições na prevenção de fenómenos de fraude e de corrupção, quer no domínio dos mecanismos internos, das entidades, para defesa e reforço da integridade, quer no domínio da implementação de projetos educativos junto das escolas.
O Forum Global da integridade da OCDE decorreu em formato digital nos dias 22 a 25 de março em: https://oecd-events.org/gacif2021
