Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde disponibilizada pela SPMS.
Segundo a ULSAM, “este projeto de humanização de cuidados, pretende devolver à população mais idosa, a atenção que neste tempo de pandemia possa ter sido desviada para casos mais graves, recuperando nesta teleconsulta individualizada, cuidados clínicos diferenciados aos doentes residentes em lares, apoio clínico aos colaboradores, estreitar pontes num SNS de maior proximidade”.
Enquadrando-se na estratégia nacional de expansão de teleconsultas no Serviço Nacional de Saúde, sob a coordenação do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), integrado na SPMS, esta iniciativa tem superado as expetativas dos profissionais de saúde, médicos e enfermeiros, e dos próprios utentes.