A sessão comemorativa do 4º aniversário do “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel” realizou-se esta quinta-feira de manhã, dia 7 de outubro, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Ovar.
O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Luís Goes Pinheiro, participou na cerimónia, começando por elogiar o Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar que, desde há muito tempo, abraçou a inovação através de projetos diferenciadores, que se traduzem em ganhos para a Saúde.
Pioneiro no processo de desmaterialização, este hospital, apesar de pequeno, foi o primeiro a pôr em prática medidas inovadoras e ambiciosas para alcançar o objetivo de um “SNS sem Papel”, iniciativa liderada pela SPMS. Volvidos quatros anos, a instituição hospitalar continua a apostar numa estratégia que privilegia os registos e processos eletrónicos.
Em 2021, foi desenvolvido o projeto “Health Medical Response and Information Exchange (HMR-IE)” que, segundo Luís Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Diretivo do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar, surgiu “da necessidade de facilitar e robustecer o processo de decisão dos profissionais de saúde que, perante um paciente covid-19, precisam de tomar decisões quanto à estratégia clínica a adotar com um doente concreto”.
Ao longo da sessão comemorativa, e num ambiente de partilha de boas práticas, a SPMS reafirmou a vontade de continuar a colaborar ativamente nas iniciativas deste hospital. No final, Luís Goes Pinheiro visitou a unidade hospitalar e teve oportunidade para conhecer alguns dos resultados alcançados com o projeto “HOSP: Hospital de Ovar sem Papel”.