A SPMS recebeu o Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE com o portal de agendamento online para a vacinação contra a covid-19. A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se nesta quinta-feira, 25 de novembro, de forma presencial no Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS) do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com transmissão através do YouTube.
Tendo como mote “A recuperação da crise”, a 3ª edição deste prémio visa reconhecer as políticas desenvolvidas no âmbito da pandemia. Em 2021, foram elegíveis políticas que pretendem contribuir para a recuperação nos domínios educativo, económico, social e da saúde. Das 26 candidaturas recebidas, foram atribuídos dois prémios nas categorias de políticas públicas adotadas pela administração central do Estado e pelos institutos públicos e as políticas implementadas pela administração local.
A SPMS venceu na administração central, com o portal de autoagendamento, “uma solução centrada no cidadão e de fácil acesso que o capacita com a escolha do local de vacinação e da respetiva data”. O vencedor na categoria de políticas públicas adotadas pela administração local é o projeto Vida Cascais, da Câmara Municipal de Cascais.
Em representação da SPMS, Joana Vilas Boas, coordenadora da Unidade de Sistemas de Cuidados de Saúde, recebeu o Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE. Implementado no âmbito do Plano de Vacinação contra a covid-19 em Portugal, o portal está em funcionamento desde 23 de abril deste ano.