Notícias

Lançamento da aplicação Telemonit SNS 24 na Unidade Local de Saúde de Matosinhos

22 Abril, 2022

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e o Presidente do Conselho de Administração da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, Luís Goes Pinheiro, estiveram presentes no lançamento do serviço Telemonit SNS 24, uma aplicação móvel que permite aos utentes aceder ao seu plano pessoal de monitorização clínica, proposto pelo médico que o acompanha.

O evento decorreu esta sexta-feira, dia 22 de abril, no Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), uma das instituições que integra este projeto do Serviço Nacional de Saúde, uma aplicação móvel assente na plataforma de telemonitorização desenvolvida pela SPMS.

No lançamento da Telemonit SNS 24 foi realizada uma consulta com um utente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), que tem sido seguido através da aplicação e considera-a uma mais-valia, na medida em que permite registar medições e efetuar a gestão dos seus dados de saúde de forma automática, através de equipamentos ligados sem fios ao seu telemóvel, ou de forma manual. Para este utente, a qualidade do acompanhamento contínuo no domicílio é uma das grandes vantagens da aplicação.

O Presidente do Conselho de Administração da ULSM, Taveira Gomes, e a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, também assistiram à consulta, testemunhando as vantagens da Telemonit SNS 24, quer para o utente, quer para o médico.

Os profissionais de saúde podem realizar intervenções à distância, de forma proativa e personalizada, com base na informação recebida, processada e apresentada na aplicação do profissional, a Telemonitorização SNS, e intervir, sempre que exista um alerta gerado. 

A aplicação móvel Telemonit SNS 24 pretende responder à necessidade de gestão contínua do estado de saúde dos utentes, especialmente dos utentes com doença crónica. O utente, após articulação com o profissional de saúde, tem apenas de descarregar a app e utilizá-la no seu dispositivo móvel.

Para além da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, esta solução pioneira abrange várias especialidades médicas, a título de exemplo, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Condição pós-COVID, entre outras. Depois da ULSM será lançada noutros centros hospitalares do país.

SPMS debate cibersegurança na saúde na IT Security Conference 2024

31 Outubro, 2024

Na terceira edição da IT Security Conference, que reuniu, no passado dia 10 de outubro, cerca de 500 profissionais de cibersegurança em Lisboa, Jéssica Domingues participou na mesa-redonda “A evolução da tecnologia para a defesa da organização”. O debate procurou explorar diferentes perspetivas sobre a integração da cibersegurança em setores críticos. Ao lado de representantes […]

SPMS participa na 14.ª Conferência de Valor APAH

29 Outubro, 2024

O vogal executivo da SPMS, Nuno Costa, participou na 14.ª Conferência de Valor APAH – Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, que decorreu no Grande Hotel do Luso, nos dias 25 e 26 de outubro.  Moderado pela jornalista Paula Rebelo, o painel de discussão sobre a estratégia de implementação da Inteligência Artificial no sistema de saúde […]

Conferência Internacional sobre Saúde em Portugal conta com participação da SPMS

29 Outubro, 2024

“Cuidados de Saúde em Portugal” foi o tema da Conferência Internacional organizada pela APM-RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades e da Associação Internacional de Mutualidades (AIM), realizada no dia 24 de outubro, em Lisboa. A SPMS participou nesta iniciativa a convite da AIM. O evento procurou apresentar o sistema de saúde português aos representantes das […]

Voltar
Voltar para o topo.