Notícias

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 I Lançamento do serviço em inglês

21 Abril, 2022

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 passou a disponibilizar, desde esta quarta-feira, 20 de abril, o serviço também em língua inglesa.

O Secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, o Presidente do Conselho de Administração da SPMS, E.P.E., Luís Goes Pinheiro, e o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, participaram no lançamento deste serviço que decorreu num dos centros do SNS 24, em Lisboa.

Criada no início da pandemia, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 tem provado a sua mais-valia e vai manter o serviço, agora também em inglês. “Foi criada em contexto de pandemia, muito associada à necessidade de dar um acompanhamento às pessoas mais na fase inicial da pandemia”, sublinhou o Presidente da SPMS, adiantando que as cerca de 200 chamadas diárias provam que este serviço constitui uma “mais-valia em todos os contextos” e que é “útil aos portugueses e aos residentes em Portugal”.

A LAP em inglês vem dar resposta a cidadãos não falantes de português, nomeadamente a pessoas que chegam a Portugal oriundas da Ucrânia, tendo em conta que atende pessoas com sintomatologia associada à ansiedade, à depressão e adaptação a situações de crise. “Isso é exatamente aquilo que essas pessoas que chegam de um teatro de conflito carecem. Desse ponto de vista, é mais um suporte dado às pessoas que não dominam a língua portuguesa”, salientou Luís Goes Pinheiro, destacando o papel da Ordem dos Psicólogos na determinação dos algoritmos clínicos que são usados no serviço.

Durante o lançamento da LAP em inglês, o dirigente da SPMS explicou ainda que “em 2021, tivemos cerca de 85 mil chamadas em que o utente procurou ser atendido em inglês na área da triagem e este ano já vamos quase em 50 mil”, números que revelam a procura crescente do serviço.

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 foi lançada a 1 de abril de 2020, já atendeu mais de 150 mil pessoas e a partir de agora está também disponível em língua inglesa.

Temas

|

Lançamento da LAP em inglês_2

Linha SNS 24 atinge marca de 2 milhões de chamadas

27 Agosto, 2024

A Linha SNS 24 atingiu, na passada sexta-feira, a marca de 2 milhões de chamadas atendidas desde o início deste ano. Os dados refletem o crescente reconhecimento e confiança no SNS 24, que tem sido essencial não só para esclarecimento de dúvidas, mas também para referenciar para o nível de cuidados mais adequado, aumentando o conforto dos utentes e a qualidade e a segurança da prestação de cuidados.

SNS 24_2M chamadas

SNS 24 convida associações de doentes a testar serviços digitais

1 Agosto, 2024

No passado dia 30 de julho, o SNS 24 realizou sessões de cocriação e testes de futuros serviços e plataformas de saúde para os utentes, com representantes de 12 associações de doentes. As associações foram convidadas a visitar a sede da SPMS em Lisboa e, em representação de milhares de utentes e pessoas doentes, contribuir […]

Telessaúde reúne SPMS e ULSRA no “Dia Digital”

26 Julho, 2024

A SPMS colaborou na promoção do “Dia Digital e Telessaúde”, uma iniciativa de aprendizagem e partilha de boas práticas da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULSRA), que decorreu no dia 24 de julho. “É um dia de reflexão para desbravar novos caminhos”, salientou a presidente do Conselho de Administração da ULSRA, Margarida […]

Voltar
Voltar para o topo.