A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24, em língua inglesa, atendeu mais de 1.000 chamadas desde que foi disponibilizada, no dia 20 de abril.
O serviço em inglês veio dar resposta a cidadãos não falantes de português, nomeadamente pessoas oriundas da Ucrânia. “Em 2021, tivemos cerca de 85 mil chamadas em que o utente procurou ser atendido em inglês na área da triagem”, ressalvou o dirigente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, no dia em que o serviço de aconselhamento psicológico em língua inglesa foi lançado.
A LAP atende pessoas com sintomatologia associada à ansiedade, à depressão e adaptação a situações de crise, constituindo-se como um suporte que é dado a quem não domina a língua portuguesa. O papel da Ordem dos Psicólogos tem sido fundamental na determinação dos algoritmos clínicos usados neste serviço.
Criada no início da pandemia, a 1 de abril de 2020, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 já atendeu mais de 156.800 chamadas em língua portuguesa. No último mês, entre os dias 20 de abril e 23 de maio, atendeu mais de 5.600 pessoas falantes de língua portuguesa.