Notícias

SNS 24: Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu mais de mil chamadas em língua inglesa num mês

25 Maio, 2022

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24, em língua inglesa, atendeu mais de 1.000 chamadas desde que foi disponibilizada, no dia 20 de abril.

O serviço em inglês veio dar resposta a cidadãos não falantes de português, nomeadamente pessoas oriundas da Ucrânia.  “Em 2021, tivemos cerca de 85 mil chamadas em que o utente procurou ser atendido em inglês na área da triagem”, ressalvou o dirigente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, no dia em que o serviço de aconselhamento psicológico em língua inglesa foi lançado.

A LAP atende pessoas com sintomatologia associada à ansiedade, à depressão e adaptação a situações de crise, constituindo-se como um suporte que é dado a quem não domina a língua portuguesa. O papel da Ordem dos Psicólogos tem sido fundamental na determinação dos algoritmos clínicos usados neste serviço.

Criada no início da pandemia, a 1 de abril de 2020, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 já atendeu mais de 156.800 chamadas em língua portuguesa. No último mês, entre os dias 20 de abril e 23 de maio, atendeu mais de 5.600 pessoas falantes de língua portuguesa.

Temas

|

Linha SNS 24 atinge marca de 2 milhões de chamadas

27 Agosto, 2024

A Linha SNS 24 atingiu, na passada sexta-feira, a marca de 2 milhões de chamadas atendidas desde o início deste ano. Os dados refletem o crescente reconhecimento e confiança no SNS 24, que tem sido essencial não só para esclarecimento de dúvidas, mas também para referenciar para o nível de cuidados mais adequado, aumentando o conforto dos utentes e a qualidade e a segurança da prestação de cuidados.

SNS 24_2M chamadas

SNS 24 convida associações de doentes a testar serviços digitais

1 Agosto, 2024

No passado dia 30 de julho, o SNS 24 realizou sessões de cocriação e testes de futuros serviços e plataformas de saúde para os utentes, com representantes de 12 associações de doentes. As associações foram convidadas a visitar a sede da SPMS em Lisboa e, em representação de milhares de utentes e pessoas doentes, contribuir […]

Telessaúde reúne SPMS e ULSRA no “Dia Digital”

26 Julho, 2024

A SPMS colaborou na promoção do “Dia Digital e Telessaúde”, uma iniciativa de aprendizagem e partilha de boas práticas da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULSRA), que decorreu no dia 24 de julho. “É um dia de reflexão para desbravar novos caminhos”, salientou a presidente do Conselho de Administração da ULSRA, Margarida […]

Voltar
Voltar para o topo.