Portugal é um dos países europeus que, nos últimos dois anos, mais se destacou na digitalização dos sistemas de saúde, segundo uma reportagem da Euronews. Reconhecido pelo trabalho que tem vindo a desenvolver ao nível dos dados, o nosso país é considerado um exemplo das melhores práticas na utilização desses mesmos dados ao serviço das pessoas.
“Um mercado único de saúde, com livre circulação de pessoas e livre circulação de serviços de saúde, só será possível se os dados de saúde de todos nós não estiverem restringidos por fronteiras”, referiu o Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Luís Goes Pinheiro, enfatizando que “com dados digitais aquilo que se pretende é que o dado que é introduzido uma vez sirva todo o sistema gerando informação que alimenta todo um sistema. Isto que acontece em Portugal acontece a variadíssimos níveis”.
A digitalização nos cuidados de saúde constitui uma prioridade para a União Europeia e, nesta matéria, Portugal está na linha da frente com um valor médio mensal de 98% de receitas eletrónicas emitidas no sistema de saúde e com diferentes serviços digitais dirigidos aos cidadãos, sendo o SNS 24 um ótimo exemplo.
A transformação digital está a revolucionar os cuidados de saúde e, como ressalvou o dirigente da SPMS, “os dados são o petróleo do presente”.