“O nosso principal objetivo é servir o SNS, mas é, sobretudo, servir o cidadão”. A ideia foi defendida pelo Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, no Council Meeting da European Union of Private Hospitals (UEHP), que se realizou hoje, dia 24 de junho, em Lisboa.
Subordinado ao tema “Transformação Digital em Saúde”, a participação da SPMS teve como enfoque a digitalização dos cuidados de saúde para o cidadão, enquanto prioridade para a União Europeia e sublinhou que tal deve mobilizar tanto o setor público como o privado, uma vez que o cidadão movimenta-se entre estas duas realidades.
O combate à COVID-19 na Europa e a recuperação pós-pandemia, as iniciativas relativas à União Europeia da Saúde e os diversos projetos em curso para promover a sustentabilidade dos sistemas de saúde foram os principais temas abordados ao longo da iniciativa.
Representada por mais de 5000 hospitais em 17 países, a UEHP tem como objetivo defender e representar hospitais privados na Europa, através da abordagem de temas como a eficiência dos hospitais, a satisfação dos utentes, a transformação digital e a acessibilidade aos serviços e informação em saúde. A UEHP defende um modelo de sistema de saúde europeu competitivo entre os setores público e privado, respeitando regras comuns através da utilização de recursos de forma racional e produtiva, respondendo com eficiência, qualidade e segurança às necessidades emergentes.
O encontro que reuniu especialistas de diversas áreas profissionais e representantes de várias instituições europeias ligadas à saúde, permitiu a reflexão sobre os temas mais importantes e atuais dos hospitais privados na Europa.