Notícias

Balcão SNS 24 I Primeira teleconsulta num Estabelecimento Prisional

15 Julho, 2022

A primeira teleconsulta em Balcão SNS 24 realizada num estabelecimento prisional aconteceu esta quinta-feira, 14 de julho, no Estabelecimento Prisional de Sintra. O momento foi testemunhado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, pela  ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e pelo presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro.

No decorrer da visita, António Lacerda Sales destacou que o Balcão SNS 24 é o canal de acesso dos utentes reclusos à teleconsulta e funciona como uma via de inclusão social e digital, que aproxima o cidadão recluso dos serviços de saúde, usufruindo das vantagens da teleconsulta. Catarina Sarmento e Castro considerou o dia histórico.

Já Luís Goes Pinheiro salientou a importância da medida, uma vez que irá permitir o acesso da população reclusa a teleconsultas agendadas em qualquer unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde. No total, serão ativados 52 Balcões SNS – 24 em 44 estabelecimentos prisionais, 7 em centros educativos e 1 num hospital prisional.

Esta medida resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde, através da SPMS, e o Ministério da Justiça, através da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, tendo como objetivo reforçar os direitos dos reclusos em matéria de saúde.

Projeto iniciado no final de 2020, o Balcão SNS 24 facilita o acesso aos serviços digitais do SNS, sendo uma mais-valia na vida das pessoas que vivem em locais mais isolados, que apresentem reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, a internet, ou que não tenham condições necessárias para aceder remotamente aos serviços do SNS. Chega agora às prisões para melhorar a acessibilidade à prestação de cuidados de saúde dos cidadãos reclusos.

Temas

|

Lançamento de Nova Triagem Digital no SNS 24

1 Janeiro, 2025

A Linha SNS 24 dá mais um passo na modernização do atendimento em saúde, com o lançamento de uma triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com idade igual ou superior a 18 anos. Esta inovação foi desenvolvida para melhorar a capacidade de resposta em períodos de elevada procura, mantendo os elevados padrões […]

Registo de Saúde Eletrónico Único I Guia de implementação de partilha de alergias e intolerâncias

27 Dezembro, 2024

A SPMS dá mais um passo importante para melhorar os serviços digitais da saúde em Portugal, com a publicação de novas especificações técnicas para facilitar a partilha de informações sobre alergias e intolerâncias entre diferentes sistemas de saúde. Entre 19 de julho e 16 de agosto de 2024, estas especificações estiveram disponíveis para consulta pública. […]

Voltar
Voltar para o topo.