O número de Balcões SNS 24 continua a aumentar no país. António Lacerda Sales, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, acompanhado pelo Vogal Executivo da SPMS, Ponciano Oliveira, participaram na inauguração de dois balcões no concelho de Ansião, região fortemente afetada por incêndios.
Nesta sexta-feira, 15 de julho, a delegação da Junta de Freguesia de Pousaflores de São João de Brito recebeu o governante e o dirigente da SPMS para a inauguração de novos balcões, com o objetivo de prestarem um conjunto de serviços de saúde do SNS de forma eficiente, com qualidade e maior proximidade, à população da região. É expectativa do governante que o Balcão SNS 24 possa ser usado também para teleconsulta, quer por parte dos cuidados de saúde primários, quer por parte dos cuidados hospitalares.
Promover a inclusão digital e social é uma das mais-valias deste projeto que arrancou em contexto de pandemia, provando ter diversas vantagens para a vida dos cidadãos, ao facilitar o acesso e melhorar a prestação de serviços de saúde digitais do SNS. Com o apoio de mediadores digitais, qualquer pessoa pode marcar consultas, renovar medicação crónica, realizar uma teleconsulta, entre outros serviços.
O país conta agora com 249 Balcões SNS 24, localizados em juntas de freguesia, espaços do cidadão, estabelecimentos residenciais e estabelecimentos prisionais, prevendo-se que continue em expansão e a cumprir a missão de serviço público.