A SPMS, através do seu Núcleo de Pessoas e Bem-estar, tem vindo a promover um conjunto de iniciativas e de práticas em prol dos colaboradores, tendo por objetivo a construção contínua de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Inserido no Plano de Ação para mitigação dos riscos psicossociais, decorrente do projeto “Um Local de Trabalho Saudável”, o Programa de Mentoring @SPMS teve início com o evento realizado na sede em Lisboa, no dia 13 de julho. Em ambiente informal, o arranque desta iniciativa contou com a participação do Vogal Executivo do Conselho de Administração, Ponciano Oliveira, que realçou os pontos positivos do programa que pretende “promover a socialização organizacional, aumentar a produtividade e o bem-estar das pessoas”.
Assente numa estratégia centrada na capacitação das lideranças, na melhoria da organização do trabalho e no aumento da resiliência pessoal, 1ª edição do Programa de Mentoring @SPMS pretende reduzir o stress laboral, o burnout, as exigências cognitivas e emocionais, aumentar a influência no trabalho, a previsibilidade e as possibilidades de desenvolvimento. Com duração de 12 meses, a 1ª edição conta com 20 Mentees e 20 Mentores/as.
Teresa Espassandim, gestora do Núcleo e psicóloga responsável pelo projeto, salientou “o caráter inovador que o programa tem no contexto organizacional e da Saúde por prever a avaliação da efetividade do mesmo para a mitigação de riscos psicossociais, nomeadamente o apoio social de colegas, os conflitos laborais e a satisfação no trabalho”.
Em abril, a SPMS já tinha recebido o Selo “Um Local de Trabalho Saudável, que distingue as empresas que demonstram práticas de gestão centradas nas pessoas, realizam avaliação e intervenção nos riscos psicossociais e promovem a saúde e o bem-estar das pessoas trabalhadoras.
Com um conjunto amplo de medidas em curso, a SPMS continua a preparar novas iniciativas para lançar até ao final do ano, de modo a promover a resiliência psicológica, a melhorar competências socioemocionais e a aumentar a eficiência no trabalho.