“Estamos tão empenhados na aplicação dos fundos do PRR, como estivemos na pandemia”, defendeu Luís Goes Pinheiro na abertura do ‘Portugal Healthcare Innovation Summit’, que decorreu nesta quarta-feira, em Lisboa. O presidente da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) elegeu como fundamental a transformação “da área da saúde para fazer um mundo melhor” e prometeu total empenho da SPMS nesse desiderato.
Na sua intervenção, o dirigente da SPMS apresentou os principais projetos de Transição Digital na Saúde, que integram o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), assentes em quatro pilares: Infraestruturas, Cidadãos, Profissionais de Saúde e Dados. “São 113 projetos ao todo”, precisou.
“A estratégia passa por começar pelo terreno e melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde”, destacou Luís Goes Pinheiro. O dirigente sublinhou ainda que o Cidadão é o principal foco do PRR “com o objetivo de aumentar o acesso e a telessaúde”.
Organizado pelo Bamberg Health, “Portugal Healthcare Innovation Summit” reuniu especialistas e responsáveis políticos, empresariais e hospitalares, permitindo debater temas como transformação digital na saúde, inteligência artificial e big data, com vista a analisar as abordagens à inovação e encontrar as melhores soluções para o setor da Saúde.