Notícias

Relatório destaca papel do SNS 24 durante a pandemia

7 Setembro, 2022

O SNS 24 adaptou a sua capacidade de resposta, em matéria de recursos humanos e de infraestrutura, tendo inovado nos modelos de prestação de serviços e garantindo a qualidade e a segurança clínica. A análise consta do Relatório Anual de Acesso de 2021, divulgado este mês pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), que salienta a intensa exposição pública do SNS24 durante a pandemia, reconhecendo o aumento excecional da procura dos seus serviços.

Responsável pelo serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento (TAE), e por um conjunto de serviços informativos e administrativos que reforçam a disponibilidade, com maior oferta adequada às necessidades da população, e a proximidade (centralização de serviços), o SNS 24 está disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia, nomeadamente através da linha, da app e do site.

Em 2021, o papel do SNS 24 na gestão do acesso dos cidadãos às instituições do SNS foi reforçado, permitindo aos utentes suspeitos de COVID-19 serem encaminhados para os serviços adequados nos diferentes níveis de cuidados de saúde.

Adaptações no serviço TAE para responder à pandemia

Para dar resposta à emergência pública, sublinha o relatório, o serviço TAE teve constantes atualizações dos algoritmos, de modo a acompanhar a alteração do padrão epidemiológico e infecioso da COVID-19 e, assim, otimizar o rigor da triagem clínica. Para tal, foram criados dois algoritmos com diferentes objetivos: Emergência saúde pública COVID-19, para identificar utentes com sintomatologia suspeita de COVID-19 e, se necessário, encaminhar para estruturas especializadas (Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios), de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde; e Rastreio de contactos assintomáticos, para identificar contactos de risco com utentes infetados com COVID-19, a fim de serem vigiados pelas equipas de saúde pública.

O SNS 24 garantiu, desta forma, que todos os utentes identificados pelo SNS 24 como suspeitos de infeção por SARS-CoV-2 fossem continuamente integrados na plataforma TraceCOVID-19, permitindo às equipas dos cuidados de saúde primários realizar as vigilâncias necessárias.

A linha atendeu o ano passado mais de 6 milhões de chamadas, representado um crescimento de 51% face ao ano anterior. A título de exemplo, só em 2021 foram emitidos, via SNS 24, cerca de 1.5 milhões testes à COVID-19 e mais de 1.3 milhões de Declarações Provisórias de Isolamento Profilático (DPIP). Já o portal do SNS 24, outro elemento fundamental para permitir que o cidadão consiga aceder a informação simples, atualizada e fidedigna, registou mais de 18 milhões de sessões e mais de 41 milhões visualizações de páginas.

Paralelamente, os Balcões SNS 24 proporcionaram serviços de atendimento, sobretudo em juntas de freguesia e câmaras municipais, a mais de 5.700 cidadãos, através do acesso mediado aos serviços digitais do SNS. O acesso facilitado, em que é o utente que acede aos serviços, é outra forma de aceder.

Com 194 balcões a funcionar em 2021, este projeto evitou cerca de 10 mil viagens de cidadãos às unidades de saúde, redução de emissões de carbono e eficiência do tempo, redução do papel associado a interação unicamente com serviços digitais e redução de tempos de espera, nomeadamente nos processos de agendamento de consultas e realização de teleconsultas.

O Relatório Anual de Acesso a Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS e Entidades Convencionadas de 2021 reporta ainda a atividade assistencial realizada a nível nacional, e o desempenho dos estabelecimentos do SNS e entidades convencionadas em termos de acesso à prestação de cuidados de saúde.

Temas

|

SPMS debate cibersegurança na saúde na IT Security Conference 2024

31 Outubro, 2024

Na terceira edição da IT Security Conference, que reuniu, no passado dia 10 de outubro, cerca de 500 profissionais de cibersegurança em Lisboa, Jéssica Domingues participou na mesa-redonda “A evolução da tecnologia para a defesa da organização”. O debate procurou explorar diferentes perspetivas sobre a integração da cibersegurança em setores críticos. Ao lado de representantes […]

SPMS participa na 14.ª Conferência de Valor APAH

29 Outubro, 2024

O vogal executivo da SPMS, Nuno Costa, participou na 14.ª Conferência de Valor APAH – Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, que decorreu no Grande Hotel do Luso, nos dias 25 e 26 de outubro.  Moderado pela jornalista Paula Rebelo, o painel de discussão sobre a estratégia de implementação da Inteligência Artificial no sistema de saúde […]

Conferência Internacional sobre Saúde em Portugal conta com participação da SPMS

29 Outubro, 2024

“Cuidados de Saúde em Portugal” foi o tema da Conferência Internacional organizada pela APM-RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades e da Associação Internacional de Mutualidades (AIM), realizada no dia 24 de outubro, em Lisboa. A SPMS participou nesta iniciativa a convite da AIM. O evento procurou apresentar o sistema de saúde português aos representantes das […]

Voltar
Voltar para o topo.