Notícias

SNS 24 | Linha de Aconselhamento Psicológico já atendeu mais de 173 mil chamadas

4 Setembro, 2022

Mais de 173 mil chamadas já foram atendidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, sendo que mais de 10.800 foram de profissionais de saúde.  

Criada em plena pandemia, a 1 de abril de 2020, através de uma parceria entre a SPMS, EPE, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem sido uma voz de apoio para aqueles que a procuram em momentos difíceis. Só este ano já ultrapassou as 46 mil chamadas.

A Linha passou a disponibilizar o serviço também em língua inglesa, para garantir resposta aos cidadãos não falantes de português e, desde o dia 20 de abril deste ano, já atendeu cerca de 2.500 chamadas.

No Aconselhamento Psicológico do SNS 24, o atendimento é sempre feito por psicólogos que procuram dar uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos. As chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maior parte, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia. 

No Dia Nacional do Psicólogo, deixamos uma especial homenagem a todos os psicólogos pelo trabalho desenvolvido nas mais diversas áreas e setores da sociedade, em especial aos que estão ao serviço dos portugueses no SNS 24.

LAP_NOTICIA-01

Linha SNS 24 atinge marca de 2 milhões de chamadas

27 Agosto, 2024

A Linha SNS 24 atingiu, na passada sexta-feira, a marca de 2 milhões de chamadas atendidas desde o início deste ano. Os dados refletem o crescente reconhecimento e confiança no SNS 24, que tem sido essencial não só para esclarecimento de dúvidas, mas também para referenciar para o nível de cuidados mais adequado, aumentando o conforto dos utentes e a qualidade e a segurança da prestação de cuidados.

SNS 24_2M chamadas

SNS 24 convida associações de doentes a testar serviços digitais

1 Agosto, 2024

No passado dia 30 de julho, o SNS 24 realizou sessões de cocriação e testes de futuros serviços e plataformas de saúde para os utentes, com representantes de 12 associações de doentes. As associações foram convidadas a visitar a sede da SPMS em Lisboa e, em representação de milhares de utentes e pessoas doentes, contribuir […]

Telessaúde reúne SPMS e ULSRA no “Dia Digital”

26 Julho, 2024

A SPMS colaborou na promoção do “Dia Digital e Telessaúde”, uma iniciativa de aprendizagem e partilha de boas práticas da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULSRA), que decorreu no dia 24 de julho. “É um dia de reflexão para desbravar novos caminhos”, salientou a presidente do Conselho de Administração da ULSRA, Margarida […]

Voltar
Voltar para o topo.