A SPMS participou no Roteiro INCoDe.2030, iniciativa que tem vindo a percorrer diferentes regiões, com o objetivo de promover a capacitação digital no país. Sob o tema “Cidadania e Soberania Digital”, o Centro de Cultura e Arte Contemporânea de Castelo Branco recebeu a 3ª sessão do INCoDe.2030, na qual a SPMS marcou presença através de dois momentos distintos, nesta quinta-feira, 29 de setembro.
No período da manhã, Ponciano Oliveira, vogal do Conselho de Administração, falou sobre “Transformação Digital na Saúde”, numa sessão dedicada às iniciativas INCoDe.2030. Na sua apresentação, destacou alguns dos projetos mais emblemáticos coordenados pela SPMS em matéria de transição digital, quer para o cidadão, quer para o profissional de saúde. A sessão contou com a participação de vários representantes de organismos e empresas nacionais e locais dos setores público e privado.
Workshop temático – SNS 24 para o cidadão e profissional de saúde
Já no período da tarde, a equipa da SPMS dinamizou um workshop sobre o SNS 24. Pedro Sá Moreira, diretor de Planeamento e Desenvolvimento Organizacional, João Oliveira, coordenador do SNS 24, Rafael Franco, coordenador do Laboratório de Inovação na Telessaúde, e Mariana Meira, gestora de Projeto Apps Saúde, promoveram os diferentes serviços do SNS 24, dirigidos ao cidadão e ao profissional de saúde.
O objetivo da formação passou por ensinar a usar a aplicação móvel SNS 24 e a área pessoal do portal SNS 24, divulgar as vantagens da linha SNS 24 e da utilização, em contexto presencial, do Balcão SNS 24. Permitindo o acesso aos serviços digitais do SNS, o Balcão SNS 24 é uma mais-valia para a área de influência da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, sendo necessário abrir mais balcões para servir as pessoas, sobretudo de locais mais isolados.
Explicar o acesso às principais funcionalidades dos serviços digitais de saúde, nomeadamente a teleconsulta, bem como os serviços digitais da saúde em contexto profissional, fomentar a sua utilização e dinamização nas unidades de saúde foi outro dos objetivos desta formação realizada na Universidade Sénior Albicastrense (USALBI). A SPMS, mais uma vez, contribuiu para melhorar a literacia digital em saúde, promovendo, de uma forma prática e simples, o conhecimento sobre ferramentas.
A SPMS vai continuar a colaborar no desafio do INCoDe.2030 como contributo para melhorar o nível de competências digitais dos portugueses.
INCoDe.2030 | SNS 24 | SPMS