“A Linha de Aconselhamento Psicológico é um serviço necessário, está lá todos os dias para as pessoas”, salientou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, durante a sua participação no Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), no dia 29 de setembro, em Aveiro.
Numa conversa com Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da OPP, Luís Goes Pinheiro destacou o trabalho em parceria que tem sido desenvolvido entre a SPMS e a OPP, sendo a Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 “um grande exemplo, um legado da pandemia que nos honra”.
Já o bastonário recordou a resposta imediata ao pedido feito pelo Ministério da Saúde, numa altura em que a Covid evidenciou a necessidade urgente da criação desta Linha. Desde 20 de abril de 2020, a LAP já atendeu mais de 177 mil chamadas, das quais mais de 11 mil foram de profissionais de saúde. Em abril último, o serviço passou também a estar disponível em inglês.
O dirigente da SPMS falou ainda sobre os 113 projetos de transição digital da saúde em curso, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A criação de uma app para o profissional de saúde, primeiro com perfil médico e depois para o psicólogo, é um desses projetos.
No final da conversa, ficou o compromisso de que a parceria e o bom trabalho que tem sido realizado entre a SPMS e a OPP, em projetos distintos, é para continuar.
Aveiro foi palco de várias comunicações, debates e conversas com propostas para a melhoria das políticas públicas aplicando a ciência psicológica. Ao longo de três dias, diversos interlocutores e especialistas na multiplicidade de áreas da Psicologia participaram neste congresso que terminou na passada sexta-feira.