Notícias

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse trabalho”. Acredito que vamos, ao fim de três a quatro anos, conseguir mudar, conseguir dar este salto qualitativo em termos de sistema de informação e, com ele, o salto qualitativo do ponto de vista do funcionamento do SNS”. Fernando Araújo salientou, ainda, que é preciso maior integração, transparência, escrutínio e de envolver, nas estratégias a adotar, “todos os parceiros e profissionais de saúde”.  

Ainda na sessão de encerramento, e antecedendo a intervenção do diretor executivo do SNS, o presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, Carlos Nunes, felicitou a SPMS pela iniciativa, destacando a importância da reflexão e do debate sobre os dados no setor da Saúde, “para que daqui saia maior conhecimento e reforço na “alavancagem sobre a evolução da transição digital.”

Já o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, enalteceu “a discussão riquíssima” graças aos contributos de peritos de áreas dos setores público, privado e social em “temas tão importantes como aqueles que foram discutidos hoje. É absolutamente fundamental este diálogo”, referindo- se aos debates que passaram pelo Registo de Saúde Eletrónico Único, a criação de um Data Lake em Saúde e as ferramentas da Inteligência Artificial.

 “Há uma conclusão que parece absolutamente evidente: sozinhos ninguém vai conseguir nada, ou pelo menos não vai conseguir fazer tanto”, observou, acreditando que “conseguiremos num futuro relativamente próximo construir, definir e assumir os standards necessários para interoperar os dados dos utentes, para que eles possam ser melhor servidos em qualquer ponto do sistema nacional de saúde, seja público, privado ou social.”

Em janeiro, mais debates enriquecedores e relevantes para a Saúde chegam com a terceira eHealth Sessions.

Assista à eHealth Sessions 2.

https://www.youtube.com/playlist?list=PL7GogCJOaOnXYAIrBU4WIev9xp6ZbOhjm

Dia Digital e Telessaúde chegou à ULS do Alentejo Central

20 Dezembro, 2024

O auditório do Hospital do Espírito Santo de Évora acolheu, a 16 de dezembro, os participantes do Dia Digital e Telessaúde, organizado pela Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC), com o apoio da SPMS. Dirigido aos profissionais de saúde daquela entidade, teve o objetivo de promover a aprendizagem e a partilha de boas […]

ULSAC

SPMS colabora na resposta europeia a emergências de saúde pública

18 Dezembro, 2024

No âmbito da crescente necessidade de melhorar a preparação e a capacidade de resposta a emergências de saúde pública, a ação europeia EU-HIP (EU Interoperability with HERA’s IT Platform) tem como propósito fortalecer as infraestruturas digitais de saúde pública na Europa. A participação da SPMS na ação europeia EU-HIP reforça o compromisso de Portugal em […]

Conferência sobre “Inovação em Saúde: o Impacto nos Dados Hoje e no Futuro” com participação da SPMS

17 Dezembro, 2024

A presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, participou na Conferência Anual de Saúde “Inovação em Saúde: o Impacto nos Dados Hoje e no Futuro”, que decorreu ontem, dia 16 de dezembro, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, […]

Voltar
Voltar para o topo.