A secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, visitaram o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde I SNS 24, acompanhados pelo presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro.
Este ano, a Linha já atendeu mais de 9 milhões de chamadas, o maior número de sempre. “Esta capacidade pode e deve ser expandida”, realçou o secretário de Estado da Saúde, dando nota de que a taxa de resposta se situa nos 97%. Nos primeiros 15 dias de dezembro foram atendidas mais de 100 mil chamadas, um aumento de cerca de 18% em relação ao mesmo período de outubro.
Ricardo Mestre anunciou também a integração de novos serviços, a partir do final de janeiro, com respostas para as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente através de uma linha de apoio médico e serviços de telessaúde para as residências de idosos.
“Primeiro, liguem para o SNS 24”
Os governantes observaram o funcionamento operacional de toda a Linha SNS 24, desde o atendimento geral aos diferentes serviços clínicos e não clínicos que integra e presta à população. Criadas em contexto de pandemia, a Linha de Aconselhamento Psicológico e a Plataforma de Atendimento por Videochamada para cidadãos surdos, feito por intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, mantêm-se como serviços fundamentais e a procura continua a aumentar.
No final, o apelo conjunto à população para que “todos antes de recorrerem a algum serviço, liguem para o SNS 24”, sobretudo antes de se dirigirem aos serviços de urgência ou aos centros de saúde.
“Vi a forma como estes profissionais estão aqui ao serviço de todos nós, disponíveis e capazes para nos orientar o melhor possível quando tivermos um problema de saúde e antes de nos dirigirmos a qualquer sítio, muito rapidamente e eficientemente podemos ser atendidos e encaminhados para o sítio mais adequado para o nosso problema”, declarou Margarida Tavares.”
“Ligue para 808 24 24 24”.