Notícias

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 já atendeu mais de 200 mil chamadas

11 Fevereiro, 2023

Mais de 200 mil chamadas já foram atendidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24.

Lançada na fase inicial da pandemia, em abril de 2020, a Linha tem sido uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio para utentes e profissionais de saúde que a procuram em momentos mais difíceis. Até agora, mais de 13 mil chamadas foram realizadas por profissionais da área da Saúde.

Criada para dar resposta imediata quando a Covid-19 evidenciou a necessidade urgente de
acompanhamento psicológico à população, a Linha tem sido um bom exemplo do trabalho desenvolvido entre a SPMS, EPE e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), cujo papel é fundamental na determinação dos algoritmos clínicos usados no serviço.

Já provou a sua utilidade, constituindo-se como um suporte e uma mais-valia em todos os contextos, passando a estar também disponível em língua inglesa, desde 2022, para garantir resposta aos cidadãos não falantes de português. Nos últimos 9 meses, atendeu mais de 3.200 chamadas em inglês.

Uma resposta de proximidade em saúde mental para todos
O atendimento é sempre feito por psicólogos. As chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maior parte, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia.

Num estudo internacional sobre violência na Saúde, realizado em 2021 pela Federação Internacional dos Hospitais (IHF) e publicado em 2022, a Linha foi destacada como um serviço de suporte telefónico dedicado, com psicólogos especificamente treinados para atuar em casos de violência contra profissionais de saúde, para intervenção em crises e acompanhamento, a nível nacional.

Disponível todos os dias do ano, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 vai continuar a ser uma resposta de proximidade em saúde mental para todos os portugueses e residentes no nosso país que dela precisarem.

Temas

| |

Registo de Saúde Eletrónico Único | Procedimentos de Radiologia

20 Janeiro, 2025

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) está a trabalhar na construção do Registo de Saúde Eletrónico Único (RSEu). Para o efeito, está a preparar um conjunto de serviços digitais de acesso a dados de saúde, entre os quais o Serviço Digital de Acesso e Partilha de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica. […]

RSEu_Radiologia_N=T_860x500

União Europeia apresenta plano de combate a ciberataques na área da saúde

16 Janeiro, 2025

A Comissão Europeia apresentou um plano de ação da União Europeia (UE), ontem, dia 15 de janeiro, que visa reforçar a cibersegurança dos hospitais e dos prestadores de cuidados de saúde. O plano de ação propõe, nomeadamente, que a ENISA, a agência da UE para a cibersegurança, crie um centro pan-europeu de apoio à cibersegurança para hospitais e […]

Para refletir - 5 razões para notificar incidentes de cibersegurança

SPMS participa na ação europeia EUVAC para implementação do Cartão Europeu de Vacinação Digital

15 Janeiro, 2025

A SPMS reforça o seu compromisso com a melhor utilização da tecnologia para proteger a saúde pública ao integrar a ação europeia EUVAC (European Digital Vaccination Card), que visa desenvolver um piloto para implementação, integração e operacionalização de um Cartão Europeu de Vacinação Digital, tirando partido dos serviços A Minha Saúde @ UE. Cofinanciada pelo […]

Voltar
Voltar para o topo.