Mais de 200 mil chamadas já foram atendidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24.
Lançada na fase inicial da pandemia, em abril de 2020, a Linha tem sido uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio para utentes e profissionais de saúde que a procuram em momentos mais difíceis. Até agora, mais de 13 mil chamadas foram realizadas por profissionais da área da Saúde.
Criada para dar resposta imediata quando a Covid-19 evidenciou a necessidade urgente de
acompanhamento psicológico à população, a Linha tem sido um bom exemplo do trabalho desenvolvido entre a SPMS, EPE e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), cujo papel é fundamental na determinação dos algoritmos clínicos usados no serviço.
Já provou a sua utilidade, constituindo-se como um suporte e uma mais-valia em todos os contextos, passando a estar também disponível em língua inglesa, desde 2022, para garantir resposta aos cidadãos não falantes de português. Nos últimos 9 meses, atendeu mais de 3.200 chamadas em inglês.
Uma resposta de proximidade em saúde mental para todos
O atendimento é sempre feito por psicólogos. As chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maior parte, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.
O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia.
Num estudo internacional sobre violência na Saúde, realizado em 2021 pela Federação Internacional dos Hospitais (IHF) e publicado em 2022, a Linha foi destacada como um serviço de suporte telefónico dedicado, com psicólogos especificamente treinados para atuar em casos de violência contra profissionais de saúde, para intervenção em crises e acompanhamento, a nível nacional.
Disponível todos os dias do ano, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 vai continuar a ser uma resposta de proximidade em saúde mental para todos os portugueses e residentes no nosso país que dela precisarem.